Conecte-se conosco

Economia

Espanha ainda não sabe como aplicar os bilhões em fundos da UE para combater a pandemia

País receberá cerca de 140 bilhões de euros do pacote de recuperação do coronavírus da UE.

Publicado

em

A Espanha tem enfrentando um problema quanto a encontrar a melhor forma de usar o dinheiro que receberá dos fundos de recuperação da União Europeia para combate à crise do coronavírus, disseram fontes do governo.

Sobre projetos de investimento concretos para ajudar a economia a sair de uma recessão histórica, umas das fontes afirmou que “esta não é uma crise de dinheiro, é uma crise de ideias”.

Desde 2016, o país europeu não conseguiu aprovar um orçamento anual por causa de uma prolongada paralisia política, e a necessidade de absorver dinheiro extra se tornou imediatamente mais um desafio para ele, acrescentaram as fontes.

A Espanha teve mais de 640 mil casos de Covid-19, o maior número registrado na Europa Ocidental, e a doença matou mais de 30 mil espanhóis.

No segundo trimestre, a queda na economia espanhola foi de 18,5%, superada somente pelo Reino Unido na Europa.

Agora, para sair da crise, a Espanha receberá subsídios e empréstimos do pacote de recuperação do coronavírus da UE no montante de cerca de 140 bilhões de euros. O pacote total é de 750 bilhões de euros.

Incluídos nesse valor estão 43 bilhões de euros em subsídios apenas para os próximos dois anos, o que significa aproximadamente 8% das despesas anuais.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS