Conecte-se conosco

Economia

Perspectiva para inflação em 2020 é recalculada pela 6ª vez, a 1,99%

Essa foi a sexta semana seguida em que houve aumento da projeção.

Publicado

em

A nova pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central nesta segunda-feira mostrou que o mercado voltou a aumentar sua perspectiva para a inflação deste ano, em meio mais preocupações sobre a alta dos preços, enquanto melhorou novamente a expectativa para a economia.

A estimativa para avanço do IPCA em 2020 passou a ser de 1,99%, ante 1,94% da semana anterior e meta de 4%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos. Essa foi a sexta semana consecutiva em que houve acréscimo na projeção.

O mercado em geral está temeroso quando aos Índices Gerais de Preços (IGP), que vêm indicando forte salto dos preços no atacado. Com isso, as atenções se voltam para a reação do BC, que divulgará a ata de sua última reunião de política monetária na terça-feira.

A previsão inflação para 2021 continuou em 3,01%, e o centro da meta oficial é de 3,75%, também com margem de erro de 1,5 ponto.

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), a perspectiva agora é de contração de 5,05% em 202o, ante recuo de 5,11% na semana passada. Não houve modificações na expectativa de crescimento de 3,5% no próximo ano.

Também permanece a previsão de Selic a 2,0% este ano e a 2,50% em 2021. Na semana passada, o BC manteve a Selic na mínima histórica de 2,0%, indicou manutenção por um período prolongado, mas não fechou excluiu a possibilidade de mais um afrouxamento monetário.

O Top-5, grupo dos cinco analistas que mais acertam as previsões, segue esperando a taxa básica de juros a 2,0% ao final deste e do próximo ano.

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS