Imposto de Renda - IRPF
Imposto de renda deve mudar no Governo Lula; saiba como
Uma das principais propostas de campanha de Lula foi a atualização da tabela da faixa de isenção do Imposto de Renda. Veja principais mudanças que estão vindo por aí.
Durante o período de campanhas eleitorais, os candidatos à presidência do país fizeram algumas promessas acerca de seus governos, caso fossem eleitos. Lula foi o vitorioso nesse embate ao obter 50,90% dos votos válidos, comprovando que essa foi mesmo a eleição mais acirrada dos últimos tempo. Uma das promessas de campanha de Lula foi isentar o Imposto de Renda de pessoas que ganham até R$ 5 mil ao mês.
Caso sua proposta de campanha seja concretizada, o imposto em questão deve mesmo sofrer mudanças em 2023. Hoje o valor da isenção é de até R$ 1,900, ou seja, se não houver qualquer alteração, mais pessoas terão de pagar pelo tributo em algum momento do ano que vem. Levando em consideração o reajuste do salário em 2023, se a faixa da isenção não for alterada, uma grande parte da população irá passar a pagar por IR.
Visando que a última correção na tabela foi em 2015, o futuro presidente se atentou à insatisfação da população sobre a temática. A tabela desatualizada há alguns anos foi uma das pautas principais de discussões e propostas de campanha de Lula. A decisão sobre a temática deve ficar para o início de janeiro, quando também é decidido o reajuste salarial dos brasileiros. Lula toma posse no primeiro dia do ano.
As suas propostas de campanha devem começar a ter andamento no Congresso. O que se sabe é que a mudança na faixa de isenção tem sido uma das pautas a estar em negociação na equipe de transição do governo e o Congresso.
O que é o Imposto de Renda e para que serve?
O Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) é um tributo federal descontado sobre a renda. O valor da taxa é atualizado conforme o seu patrimônio passa por evolução. Esse acompanhamento é feito pelo próprio governo, que solicita aos trabalhadores e empresas que informem à Receita Federal os ganhos anuais.
A declaração é feita por meio de um programa Declaração de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF). O cidadão precisa fazer o download e preencher todas as áreas solicitadas com suas informações. Segundo o Ministério da Fazenda, o dinheiro arrecadado é destinado para a saúde pública, programas como “Fome Zero” e “Bolsa Família” e educação. Outra parte é destinada para programas de inclusão social, geração de empregos, reforma agrária, habitação popular e saneamento.

-
Tecnologia5 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo13 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira