Finanças
Saiba as verdades e as mentiras sobre pedir demissão
Está pensando em pedir as contas do trabalho? Fique por dentro de como se posicionar diante desse momento que pode ser um tanto delicado.
Quando o trabalhador decide romper o vínculo com a empresa empregadora, a situação precisa ser tratada com atenção para evitar problemas posteriores. Para conseguir o desligamento, o profissional pode tentar pela forma direta ou indireta.
Demissão direta
Essa forma de demissão é feita por meio de uma cadeia de eventos, em que o primeiro passo consiste no envio da carta de demissão. Esse documento deve conter o nome da empresa, do funcionário (e do cargo que ele ocupava) e a data do pedido de desligamento. É importante informar também se o aviso-prévio será cumprido e a data de início e fim desse período.
A carta deve ser em duas vias e assinada. Após a entrega, o funcionário deve pedir um comprovante de recebimento do documento. O funcionário não é obrigado a cumprir o aviso-prévio, porém, caso se decida pelo desligamento imediato, o empregador deve ser indenizado. Nesse caso, o valor da indenização corresponde ao salário que o empregado receberia naquele período.
Demissão indireta
A demissão indireta é o procedimento indicado nos casos em que a empresa (ou o empregador) age de forma a causar prejuízo ao funcionário. Esse prejuízo pode ser financeiro, como deixar de fazer o pagamento do salário, ou emocional, como em casos de assédio moral ou quando o trabalhador é diagnosticado com a Síndrome de Burnout.
Direitos do funcionário que pede demissão
Muitas pessoas receiam que ao pedir o desligamento a demissão não trará as verbas rescisórias, porém essa crença não está completamente certa.
Existem alguns benefícios que ficam fora da conta, contudo, o funcionário que pede demissão ainda tem alguns direitos. São eles:
- Férias (vencidas e a vencer com um adicional de ⅓ do salário)
- 13º proporcional
- Salário (contando do último pagamento até o momento da demissão)
- Bônus e participações combinadas anteriormente
O aviso-prévio, se não for cumprido, será descontado dos valores que devem ser pagos.
Entre os direitos que o trabalhador que pediu a demissão não recebe estão:
- multa rescisória
- seguro-desemprego
- FGTS
Quando pedir demissão?
O funcionário pode pedir a rescisão de contrato a qualquer momento, mesmo que esteja em contrato de experiência ou de férias.
Nos contratos de experiência, o funcionário terá direito ao FGTS, 13º, às férias proporcionais e ao salário. Não é necessário cumprir aviso-prévio, porém, se o empregador for prejudicado pela saída repentina do funcionário, é possível que a empresa peça uma indenização pela rescisão.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp