Tecnologia
Já pensou no WhatsApp como um app de compras? Em breve, acontecerá
Banco Central autoriza mudança para viabilizar uma espécie de “shopping virtual” em aplicativo de conversas. Foco será comércios locais
O WhatsApp é, provavelmente, a ferramentas de comunicação mais popular do mundo. Não é por acaso que negócios e empresas também estão apostando na plataforma para se relacionar com seus clientes. Nesse sentido, há o lançamento de diversos recursos para torná-la mais funcional e útil aos usuários. Um dos mais recentes foi a possibilidade de realizar pagamentos pelo próprio aplicativo. Mas agora a Meta, holding que é dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou um recurso que vai além. E o melhor é que a ideia já conta com sinal verde do Banco Central (BC).
Trata-se do Guia de Negócios, que permite achar empresas, se informar sobre produtos e fazer compras no próprio aplicativo. A ferramenta visa pequenos negócios locais, como padarias ou salões de beleza, e deve estar disponível em breve. O fato é que tão logo houve o anúncio do mecanismo, o Banco Central autorizou a alteração de um regulamento para permitir que a Visa opere pagamentos com cartão de crédito, débito e pré-pago pelo WhatsApp.
A medida facilita e deve agilizar o processo de implantação. Porém, vale alertar que, embora o BC tenha autorizado, a função mencionada ainda não está liberada.
“Destaca-se que a autorização concedida é apenas uma das etapas necessárias à liberação do programa Facebook Pay no caso dos arranjos de compra, que continua sobrestado até que outros requisitos regulatórios aplicáveis, especialmente aqueles relacionados a aspectos concorrenciais e não discriminatórios no credenciamento, tenham seu cumprimento comprovado pelas instituições envolvidas em sua implementação”, disse a instituição em nota.
De qualquer forma, o WhatsApp já informou que o Guia de Negócios está em testes, com a participação de empresas como Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago e Rede. O objetivo é criar um ambiente para conectar clientes e comerciantes, tal qual um “shopping virtual”. Assim, todo o processo de compra poderá ser realizado no próprio aplicativo, desde a busca até o fechamento da transação. Dinâmica semelhante existe em marketplaces, onde lojas podem vender seus produtos por intermédio da tecnologia e visibilidade oferecida pelos sites, cuidando efetivamente apenas da entrega.

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