Agronegócio
Torta de algodão: conheça as vantagens desse adubo orgânico para suas plantinhas
A torta de algodão é ideal para o bom desenvolvimento das plantas. Além disso, seu preparo e manejo são simples. Veja!
Você já ouviu falar da torta de algodão? No campo da fertilização, existem vários tipos de compostos e misturas que são utilizadas para fornecer às plantas os nutrientes necessários. A torta de algodão, por exemplo, nada mais é do que o resíduo sólido deixado depois que as sementes foram tratadas com óleo. Este resíduo é matéria orgânica rica em nitrogênio que contém quantidades aceitáveis de potássio e outros micronutrientes, essenciais para o bom desenvolvimento das plantas.
Pensando nisso, hoje vamos apresentar a função da torta de algodão, suas vantagens e como realizar a aplicação desse adubo orgânico. Confira!
Como funciona a torta de algodão?
A torta de algodão obtida após a extração do óleo pode ser utilizada como adubo para indústria de corantes, alimentação animal e na preparação de rações animais devido ao seu alto valor proteico. Além disso, a torta de algodão enriquece a mistura do solo, fornecendo nitrogênio às raízes das plantas.
Por ser um composto orgânico, é rico em matéria orgânica que vai ajudar a manter sua terra viva. A matéria orgânica ajuda a reter a água de irrigação, estrutura o solo e geralmente equilibra as propriedades químicas do substrato.
Entretanto, apesar das diversas características, a torta de algodão não deve ser usada como a única forma de fertilização. Dessa forma, o ideal é complementar com fertilizantes orgânicos, para que os nutrientes que as plantas precisam estejam disponíveis em maiores quantidades.
Quais as vantagens de utilizar a torta de algodão?
Uma das vantagens de utilizar a torta de algodão, é que ela é mais fácil de corrigir eventuais erros nas quantidades quando aplicadas, além de ser menos tóxica que os fertilizantes concentrados.
Outra vantagem é que a torta de algodão é mais segura de administrar, e a própria matéria orgânica da torta pode melhorar o solo em relação aos nutrientes que fornece.
Como realizar a aplicação?
Geralmente, a aplicação da torta de algodão é realizada diretamente na terra cultivada. O ideal é misturar o solo antes de colocá-lo no vaso. Entretanto, caso você já tenha montado o vaso, espalhe a quantidade indicada sobre o substrato e misture delicadamente com a mão para misturar o adubo.
É bom lembrar que, sempre que for utilizar a mistura orgânica, aplique as medidas sugeridas na caixa. Nunca adicione mais fertilizante do que o recomendado, pois isso pode prejudicar suas mudas. Para potes pequenos, use colheres medidoras rasas que são incluídas no produto. Já para vasos maiores, acrescente de 2 a 3 colheres.
Agora que você conhece os principais benefícios desse adubo orgânico, que tal aderir a torta de algodão nas suas plantinhas?

-
Tecnologia1 dia atrás
Nunca faça ESTAS perguntas a uma IA, mesmo se a curiosidade for grande
-
Mundo2 dias atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Agronegócio22 horas atrás
Cavalo mais caro do mundo é brasileiro e vale R$ 160 milhões
-
Agronegócio2 dias atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira
-
Tecnologia2 dias atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Cotidiano2 dias atrás
Nova lei do CPF: descubra as mudanças que já estão em vigor
-
Tecnologia1 dia atrás
Starlink lança plano de internet mais acessível e sem fidelidade
-
Tecnologia15 horas atrás
NUNCA use estes tipos de senha se quiser manter seus dados seguros