Conecte-se conosco

Empresas

Avianca quer aval para plano de financiamento que inclui empréstimo conversível

Plano de recuperação judicial prevê financiamento de 2 bilhões de dólares.

Publicado

em

A Avianca informou terça-feira que solicitou aprovação da justiça para um plano de financiamento de recuperação judicial de 2 bilhões de dólares, nos quais está incluso empréstimo conversível de 700 milhões de dólares.

A Avianca Holdings, companhia aérea colombiana que é a segunda da América Latina, entrou com pedido recuperação judicial em maio, depois que a pandemia de coronavírus agravou uma deterioração financeira que já vinha ocorrendo há anos.

A empresa assumiu no documento que teve dificuldade em para conseguir credores interessados em financiar sua reestruturação.

A Latam Airlines, que também está em processo de recuperação judicial, teve seu plano de financiamento rejeitado no início do mês porque a parcela conversível foi considerada muito benéfica para os atuais acionistas. Com isso, é possível que o empréstimo conversível da Avianca também não seja aprovado.

O plano de financiamento apresentado pela companhia inclui 1,2 bilhão de dólares em dinheiro novo, sendo cerca de 25% advindos do governo da Colômbia, onde fica a maior base de operações da Avianca. O valor restante será de uma dívida pré-existente que foi reestruturada.

Embora a United Airlines diga que não está dando mais dinheiro, só refinanciando dívidas anteriores, o empréstimo conversível nclui a participação da empresa norte-americana.

A United e a Avianca têm um relacionamento comercial próximo, mesmo que seu plano de lançar um acordo comercial para rotas entre a América Latina e os Estados Unidos não tenha avançado.

Se pago em dinheiro, grande parte do empréstimo terá taxa de juros de 10,5%, mais taxa Libor atual, ao passo que o empréstimo conversível, se pago em dinheiro, terá uma taxa de juros de 14,5%.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS