Saúde
Quais são as piores dores que alguém pode sentir?
Geralmente a dor se apresenta de forma relativa entre as pessoas, porém, algumas certamente são mais intensas. Saiba quais.
Sentir dor certamente é um desconforto que nenhum ser humano gosta de passar. Na maioria das vezes, a dor revela-se de maneira diferente para cada um. É o caso da dor da tatuagem, por exemplo. Uma pessoa pode sentir uma dor intensa ao tatuar uma parte do corpo, enquanto outra tatua exatamente o mesmo lugar e relata sentir menos dor.
Contudo, há dores que são consideradas mais intensas. Algumas podem durar minutos, já outras podem durar anos. Confira a seguir uma lista das quatro piores dores que um ser humano pode sentir.
Endometriose
O endométrio é a mucosa que reveste a parede interna do útero. Quando uma mulher sofre com a doença crônica da endometriose, seu endométrio cresce em outras regiões do corpo.
Em casos mais intensos, a doença pode ir para a bexiga, o intestino e até mesmo para o pulmão e o diafragma. As mulheres com endometriose convivem com uma cólica menstrual intensa e geralmente são inférteis.
Ocorrem episódios de dor durante o ato sexual e pode acontecer ainda sangramentos urinários e intestinais. A doença também pode ser desenvolvida de uma maneira assintomática.
No Brasil, há cerca de 8 milhões de mulheres diagnosticadas com endometriose. Exames como ressonância magnética e ultrassom endovaginal ajudam no diagnóstico da doença.
Fibromialgia
Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), pelo menos 3% dos brasileiros sofrem com a fibromialgia. Em seu maior número, a doença afeta mulheres entre 30 e 55 anos.
A fibromialgia também é uma doença crônica. Seus principais pontos de dor são nos músculos, articulações e tendões.
Além da dor intensa generalizada, entre os sintomas da doença estão depressão, cansaço exacerbado e ansiedade. Para que as dores sejam controladas, é necessário fazer um tratamento. As atividades físicas e uma boa dieta são outros dois aliados contra a fibromialgia.
Neuralgia do trigêmeo
O nervo trigêmeo transporta as informações de sensibilidade do rosto até o cérebro. Com isso, o nervo faz o controle dos músculos que usamos para mastigar.
A neuralgia do trigêmeo geralmente se desenvolve quando uma artéria mal posicionada comprime o nervo trigêmeo, com isso, há uma falha no transporte dessas informações.
A pessoa afetada sente dores comparáveis a choques elétricos, ou seja, apesar de serem rápidas, são intensas.
As dores podem ser mais frequentes com o tempo, além de serem associadas ao dano físico do nervo, a dor associa-se também a esclerose múltipla, tumores e histórico familiar.
Cálculo renal
Popularmente conhecido como pedra nos rins, a dor do cálculo renal se apresenta de uma maneira intensa quando o cálculo tenta passar pelo ureter para chegar à bexiga e ser expelido pela urina.
Independentemente do tamanho do cálculo renal, a dor é sentida de uma maneira muito forte. Os cálculos menores, entre 0,5cm e 0,7cm, são expelidos sem a necessidade de tratamento. Esses representam 60% dos casos.
Já os cálculos maiores de 0,9cm precisam de procedimentos médicos para serem eliminados.
Além da temida cólica renal, outros sintomas de pedra nos rins são dor e sangramento na urina, sensação de queimação, náusea, vômito e calafrios ou suor.

-
Tecnologia1 dia atrás
‘Prova de vida’: por que as empresas te ligam e desligam quando você atende?
-
Tecnologia2 dias atrás
Descubra como rastrear alguém pelo WhatsApp de forma segura (e autorizada)
-
Mundo14 horas atrás
Vai viajar para a Itália? Conheça 6 costumes dos italianos que você pode estranhar
-
Finanças1 dia atrás
Quanto custa ter um filho até os 18 anos? Veja os dados atualizados
-
Economia2 dias atrás
Ranking revelado: as 10 empresas que mais devem aos cofres públicos
-
Tecnologia2 dias atrás
Nada de senhas: 2 maneiras de conectar-se ao Wi-Fi de uma forma segura e prática
-
Artigos1 dia atrás
Lista de carros aceitos pela Uber foi atualizada; veja o que mudou
-
Finanças2 dias atrás
Quem tem direito à pensão vitalícia por morte? Entenda as regras