Saúde
Melhores cidades para Idosos morar quando aposentar no Brasil
Tudo que uma pessoa procura após a aposentadoria é tranquilidade e uma boa qualidade de vida. Veja onde encontrar isso no Brasil.
Muitas pessoas sonham com a aposentadoria, quando poderão finalmente descansar e aproveitar a vida de forma plena, sem se preocupar com trabalho e esse tipo de responsabilidade.
Pensando nisso, muitos fazem planos de mudança para uma cidade mais tranquila, no interior ou no litoral, para poder aproveitar a natureza e a tranquilidade que elas podem oferecer.
Há cidades brasileiras que são muito boas para pessoas idosas, pois contam com uma rede de apoio que eles possam vir a precisar, além de contar com o que mencionamos acima, tranquilidade e sossego.
Pensando nesse futuro conforto que estas cidades podem oferecer aos idosos, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, realizou um levantamento das melhores cidades para os idosos morarem após a aposentadoria.
Entre os dados avaliados estão saúde, habitação, cultura, clima, finanças e bem-estar. Trouxemos a lista das cidades que apresentaram estes itens em melhores níveis.
Tupã (SP)
Esta é a cidade brasileira que possui um maior número de idosos. Ela fica localizada em São Paulo e é reconhecida pela qualidade em seu sistema de saúde. Isso porque ela é a cidade que possui o maior número de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, trata-se de um município pequeno, onde se tem mais segurança. Pensando nestes dados, que idoso não gostaria de morar nessa cidade e ter garantia de saúde de qualidade?
Florianópolis (SC)
Cidade litorânea de Santa Catarina chama a atenção na questão econômica. Isso porque lá possui uma baixa quantidade de pessoas de baixa renda, além de ter um ótimo investimento em educação e cultura. Ela chegou a receber o título de cidade mais criativa do país da UNESCO.
Além disso, com as lindas praias e paisagens que a cidade oferece, qualquer pessoa se sente mais relaxado e feliz.
Niterói (RJ)
Para idosos que procuram uma cidade com saúde de qualidade, o município do Rio de Janeiro apresenta o maior número de médicos por habitantes, e é conhecido por ter um sistema de saúde bom e seguro.
Porto Alegre (RS)
Outra cidade que se destaca pela questão de saúde é a capital do Rio Grande do Sul, que possui um grande número de enfermeiros atuantes. Com isso, os idosos, com certeza, se sentirão mais seguros nessa área.
Além da saúde, a questão de moradia também é destaque na cidade gaúcha, pois lá há muitos condomínios para idosos, além de ser reconhecida por proporcionar muito lazer.
Santos (SP)
Santos é uma cidade movimentada de cerca de 420.000 habitantes. É, de fato, geralmente considerado o porto mais movimentado de toda a América do Sul, atendendo a navios de contêineres e cruzeiros.
Santos, aliás, aparece regularmente nas listas das melhores cidades brasileiras para se viver. Em 2016, Santos ficou em 6º lugar entre as melhores cidades do Brasil, segundo a classificação das Nações Unidas, considerando fatores como nível médio de escolaridade, expectativa de vida e renda.
Santos foi eleita em 2021 a melhor cidade de todo o Brasil para maiores de 60 anos. Em um país onde as pessoas costumam reclamar do governo e dos serviços, todos aqui falam muito e com orgulho de Santos, de seus serviços superiores, segurança e qualidade de vida.
São José do Rio Preto (SP)
A cidade de São José do Rio Preto faz parte do projeto Cidade Amiga de Todas as Idades, em parceria com o Centro Internacional de Longevidade-Brasil (ILC-Brasil).
A cidade é considerada uma das melhores do Brasil para idosos devido ao seu cuidado que começa com a escuta atenta da população idosa na identificação de necessidades do município.
Os espaços abertos, sistema de saúde, prédios, transporte coletivo, moradia, inclusão dos idosos e geração de emprego são pensados nessa população.
São João da Boa Vista (SP)
Segundo levantamento da Fundação Getulio Vargas, de todas as cidades brasileiras com população entre 50.000 e 100.000 habitantes, São João da Boa Vista (SP) oferece a melhor qualidade de vida para a terceira idade.
A cidade, a 218 quilômetros de São Paulo, tem 89,5 mil habitantes, mais do que os outros 347 locais analisados no Índice de Desenvolvimento de Longevidade Urbana (IDL), realizado em parceria com o Instituto Mongeral Aegon de Longevidade.
Vinhedo (SP)
A cidade conta com o programa “Quero Vida”, um serviço rspecial de Proteção Social ao Idoso e seus Familiares. Essa é uma iniciativa do Município, por meio da Secretaria de Assistência Social, para atender idosos com 60 anos ou mais em situação de risco.
Ao longo do ano, além de diversas atividades socioeducativas diárias com os idosos, são realizados encontros com pessoas de diversas idades, com o objetivo de fortalecer os laços familiares e sociais e estimulá-los a interagir com diferentes gerações. Os serviços de saúde também se destacam na cidade.
Lins (SP)
Por meio dos setores de assistência social, saúde e esporte, a Prefeitura de Lins possui diversos programas e projetos voltados para as faixas etárias ideais, com o objetivo de acolher essa parcela da população para o aproveitamento de grupos sociais, esportivos e de lazer.
Hoje, os idosos de Lins totalizam cerca de 16% da população, e o município, por meio de três secretarias, atende coletivamente cerca de 1.400 idosos por meio de ações e serviços oferecidos na cidade.
Fernandópolis (SP)
Fernandopolis ocupa a 44ª posição no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que pesquisou 5.471 cidades brasileiras. A pesquisa revela as melhores cidades do país para se viver.
O município ocupa o top 15 de cidades com menor população pobre do país. Ela também é a quinta cidade com maior índice de idosos e o sexto município com melhor desenvolvimento social. A cidade também é muito segura, sendo a quinta com menor número de homicídios com armas de fogo entre as cidades pequenas do nosso país.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp