Agronegócio
Além do milho verde: conheça o milho roxo e confira seus benefícios
Fonte de benefícios, o grão roxo vem ganhando cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros e seu consumo possui inúmeras vantagens. Veja!
Que o milho é um alimento extremamente nutritivo e super benéfico para a saúde não é segredo para ninguém, mas você sabia que existe uma infinidade de tipos do vegetal?
Originário do Peru, o milho roxo, por exemplo, possui diversas vantagens para o nosso organismo. Conhecido por atuar como antioxidante e anti-inflamatório natural, esse alimento vem sendo usado, inclusive, no preparo de shakes e bebidas contra o envelhecimento precoce.
Embora aqui no Brasil o consumo do milho amarelo seja maior, o milho roxo é comercializado e pode ser usado em diferentes receitas. Pensando nisso, hoje trouxemos uma lista com os principais benefícios desse alimento para a saúde e como consumi-lo da melhor forma. Confira!
Benefícios
O milho possui uma variedade de cores, que ocorre como consequência de mutações no DNA das plantas. Além de ser usado como ingrediente de bebidas e sobremesas, o milho roxo está sendo estudado como uma possibilidade de corante natural.
Veja a seguir os principais benefícios do consumo do milho roxo para a saúde e seus diferenciais.
Estimula a produção de colágeno
O consumo do milho roxo estimula a produção de colágeno, por ser fonte de antioxidantes fundamentais para a saúde da pele, além de fornecer aminoácidos como a glicina e prolina. Além disso, o alimento ajuda a manter a elasticidade e a firmeza da pele, unha, cabelo e articulações.
Fonte de antioxidantes
O milho roxo é fonte de antioxidantes, principalmente as antocianinas, que são pigmentos naturais que concedem a coloração roxa, além de combater a ação dos radicais livres.
O consumo do milho é indicado principalmente para a prevenção de doenças como câncer e mal de Alzheimer, além de evitar o envelhecimento precoce, fazendo muito bem à pele.
Atua como anti-inflamatório
O milho roxo é indicado para tratar problemas como tendinite, artrite, além de inflamações no aparelho digestivo ou nos rins, por funcionar como anti-inflamatório natural.
Controla o colesterol ruim
O milho roxo, assim como outros alimentos naturalmente roxos, ajuda a controlar o colesterol, pois auxilia na diminuição dos níveis de gordura no sangue, além de reduzir também o colesterol ruim (LDL).
Como consumir
O milho roxo pode ser consumido de diversas maneiras e preparado em ótimas receitas. Você pode consumi-lo cozido, em risotos, saldas, sucos nutritivos, shakes e com angu. Além disso, é possível encontrar versões em pós, ideais para o preparo de bebidas.
Agora que você conhece os principais benefícios desse alimento e como consumi-lo da melhor forma, que tal inserir o milho roxo na sua dieta?

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho11 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial