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Economia

Data Nubank: Conheça a plataforma de análises sobre finanças

Em sua primeira edição, publicada neste mês de setembro, nova ferramenta do Nubank trouxe como tema o auxílio emergencial.

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Data Nubank

O Nubank foi criado com o intuito de promover o controle da vida financeira de seus usuários. Com produtos e serviços livres de burocracia ou taxas abusivas, ele também oferece atendimento humanizado e durante 24 horas do dia. Além disso, a fintech dispõe de um cartão internacional com zero anuidade e a conta digital com rendimento acima da poupança – 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

Aprimorando ainda mais a sua atuação, a startup lançou o Data Nubank – uma plataforma de análises que fala sobre finanças de modo descomplicado. 

Com publicações periódicas, especialistas do Nubank divulgam relatórios e análises importantes para o cenário econômico e o bolso dos clientes. Isso tudo com uma linguagem simples e de fácil compreensão.

Na primeira edição, publicada em setembro deste ano, a startup trouxe um tema que está em destaque no cenário nacional e contempla mais de ⅓ da população brasileira: o auxílio emergencial. A equipe do Nubank fez um levantamento inédito, entre os dias 20 de abril e 29 de maio de 2020 (quando o benefício ainda podia ser depositado em outras contas, não somente na Caixa Econômico Federal), com cerca de 500 mil clientes que receberam o auxílio na conta do Nubank. 

Na ocasião, os colaboradores descobriram que os recursos foram empregues para pagar despesas de casa, como compras no supermercado, e também para quitar dívidas, durante a pandemia de covid-19. Outra observação foi a de que existe um pico no dia de pagamento do benefício, assim como ocorre com o salário. Assim, quando o dinheiro caía na conta, foi observado um aumento de 160% nas operações bancárias – saques, transferências, pagamentos e compras. Depois desse período, a quantia restante ia sendo empregue de forma gradual. Desse modo, os indicativos apontam que o recurso é usado para necessidades financeiras imediatas.

Quanto ao cartão de crédito Nubank, a pesquisa não observou alteração. Porém, existe uma explicação para isso. Já que o auxílio possui uma data para encerrar, os beneficiários procuram não se comprometer com parcelas e dívidas, tendo em vista que não terão esse mesmo valor no futuro. De qualquer modo, cerca de 16% dos usuários do roxinho fizeram o pagamento da fatura imediatamente, assim que o dinheiro era depositado. Também, cresceram as TEDs para demais bancos e instituições financeiras, mais uma vez reforçando a ideia de que o benefício é utilizado para quitar dívidas.

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