Conecte-se conosco

Agronegócio

Sua suculenta estiolou? Calma que dá para resolver o problema!

Saiba porquê esse fenômeno ocorre e confira dicas de como evitar que a sua planta chegue a esse ponto. Veja os detalhes!

Publicado

em

As suculentas são, em sua maioria, plantas de fácil cultivo que, apesar de pouco exigentes, necessitam de cuidados básicos para que permaneçam sempre fortes, saudáveis e radiantes. Compostas por uma infinidade de cores e formas, as suculentas apresentam, em geral, folhas carnudas, repletas de água, que as tornam resistentes ao calor. Porém, mesmo sendo plantas de simples cultivo, você pode se deparar com problemas corriqueiros ao cultivar suculentas, sendo, o mais comum deles o estiolamento do caule.

O estiolamento é o alongamento da planta, que muda radicalmente de formato. O caule cresce de modo que haja um espaçamento grande entre as folhas. E as suculentas que anteriormente eram menores e gorduchinhas, ficam grandes, fracas e desengonçadas. Essa é uma condição muito comum, ocasionada por condições inadequadas de luminosidade. Então, se a sua suculenta está estiolada, saiba que é justamente porque não está recebendo a quantidade adequada de sol para que se desenvolva de maneira saudável.

E agora, o que fazer?

Calma, esse problema tem solução! É necessário, todavia, replantar sua suculenta e se atentar aos principais cuidados. Para isso:

  1. Remova a planta estiolada do lugar onde está e faça a poda. Retire as folhas que estão espaçadas, deixando apenas as do topo. 
  2. Separe um vaso e forre o fundo com pedrinhas para garantir a drenagem da água. 
  3. Depois, misture terra, areia e adubo orgânico. Conseguinte, replante a suculenta colocando parte do caule dentro da terra. Uma dica é passar um pouco de canela em pó no caule recém podado para inibir o aparecimento de fungos, além de ajudar no enraizamento da estaca. 
  4. Feito isso, regue com cuidado. Se possível, utilize um borrifador. É importante que se mantenha o solo um pouco úmido nos primeiros dias até que a plantinha crie raízes. Depois, pode-se reduzir as regas.
  5. Por fim, coloque o vaso em lugar bem iluminado, onde sua suculenta receba sol direto por pelo menos 4 horas. O sol da manhã é o ideal. Dessa forma, não há dúvidas, sua suculenta vai crescer saudável e bonita. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS