Saúde
Alimentos que auxiliam na definição muscular
O nutricionista esportivo Diogo Cirico dá algumas dicas de dieta para auxiliar no processo de perda de peso e definição muscular.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de obesidade no ano passado chegou a 22,35%. O número apresentou aumento sobretudo na época de isolamento devido à pandemia causada pelo vírus da covid-19.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a obesidade uma doença, isso porque vários problemas de saúde, como hipertensão, diabetes, AVC e alguns tipos de câncer podem ser causados pela obesidade.
Além de ingerir bastante água, ter uma rotina de sono de qualidade e praticar atividades físicas, outro grande aliado no emagrecimento é uma alimentação bem planejada.
Para que se atinja o objetivo do emagrecimento é necessário que as refeições sejam bem pensadas e estruturadas, além disso, é preciso também impor alguns limites. A consciência alimentar, quando combinada com os outros hábitos citados acima, tem uma forte influência nesse processo.
Com o afrouxamento das medidas sanitárias, muitos já estão de volta às academias e outros ambientes de atividades físicas. Nesse caso, além do emagrecimento, outro objetivo é a definição da massa muscular.
Para ajudar nisso, Diogo Cirico, que além de nutricionista esportivo é também o responsável técnico da Growth Supplements, dá algumas dicas.
O nutricionista afirma que a única maneira de realmente obter resultado na queima de gordura, perda de peso e definição muscular é aumentando a ingestão de alimentos. No entanto, enquanto se aumenta essa quantidade, é necessário diminuir o índice calórico.
A gordura precisa ser transformada em energia, mas para isso é necessário optar por alimentos que auxiliem nesse processo.
Geralmente as dietas com um alto nível de restrição de alimentos têm a perda de peso como resposta, mas acompanhado disso vem também a perda da massa muscular.
Quando as mitocôndrias estão em seu pleno funcionamento, essa queima de gordura torna-se mais fácil, no entanto, para isso, é necessário consumir alimentos que possuem compostos bioativos.
Genisteína-isoflavona
A genisteína e as isoflavonas podem ser encontradas na soja, elas possuem antiestrigênico e inibem algumas enzimas.
Epicatequinas
Além do cacau, as epicatequinas também são encontradas nas maçãs. Elas possuem ação antioxidante.
Quercetinas
As quercetinas são encontradas sobretudo nas cebolas roxas, doces e brancas, mas também estão presentes na composição das maçãs. Elas também são ricas em antioxidantes e, além disso, agem no combate a várias doenças, como doenças cardíacas e o câncer.
Antocianinas
Essa substância está presente em frutas com o pigmento vermelho. Cereja, framboesa e amora são alguns exemplos. Além de antioxidantes, elas também atuam como anti-inflamatórias
Ácido cinâmico
Esse ácido é encontrado principalmente em canelas, mas também está presente em folhas de coca. Ele possui o efeito antiproliferativo.
Ácido clorogênico e ácido fenólico
O ácido fenólico responde ao estresse que os frutos e vegetais causam, enquanto o ácido clorogênico regula o nível de colesterol.
Resveratrol
Encontrado principalmente em frutas vermelhas, além de antioxidante, o resveratrol ainda previne doenças. O café um dos exemplos de onde o resveratrol pode ser encontrado.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes