Conecte-se conosco

Agronegócio

Um diurético natural: saiba quais as vantagens de consumir tamarindo

Rico em nutrientes essenciais, o tamarindo também funciona como laxante natural. Confira mais detalhes na matéria!

Publicado

em

O tamarindo é uma fruta de sabor azedo e levemente adocicado, muito saboroso e nutritivo. Seu consumo, traz inúmeros benefícios para o nosso corpo, afinal, o alimento é rico em nutrientes essenciais tais como antioxidantes, vitamina A, C e E, além de fibras e minerais.

Além disso, a fruta é famosa por ser considerada laxativo e diurético natural, que ajuda a regular não apenas o aparelho digestivo como também o sistema urinário. Inclusive, sua polpa é muito utilizada com esse objetivo em vários lugares do mundo.

Sendo assim, acompanhe outras vantagens que o consumo da fruta proporciona ao organismo e saiba porque essa delicia não pode faltar na sua dieta.

O alimento é rico em vitaminas C e do complexo B

A fruta possui vitaminas C, B1, B2 e B3 – também conhecidas respectivamente como tiamina, riboflavina e niacina. No caso das do complexo B podemos destacar que seus benefícios são prevenir doenças cardiovasculares, dar mais energia para o corpo e reduzir os níveis de colesterol. Já em relação à vitamina C ela é ótima para a pele, além de beneficiar a visão e deixar os fios de cabelo mais fortes e resistentes.

Evita a osteoporose e combate a anemia

O tamarindo possui cálcio em sua composição, mineral que contribui para evitar problemas nos ossos, como a osteoporose. Além disso, o alimento possui ferro e vitamina C, sendo indicado para pessoas que sofrem com anemia.

Tamarindo é proteico e rico em fibras

A fruta é proteica e rico em fibras, o que significa que dá saciedade, e consequentemente reduz a compulsão alimentar. Além disso, seu consumo ajuda a regular o intestino, já que funciona como laxativo natural, evitando, dessa forma, constipações e prisões de ventre.

Ajuda a reduzir o colesterol 

Por fim, o tamarindo ajuda a reduzir a pressão arterial e o colesterol LDL, também conhecido como “colesterol mau”, pois contém antioxidantes e saponinas que favorecem a sua diminuição, prevenindo assim o surgimento de doenças cardiovasculares e promovendo a saúde do coração.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS