Conecte-se conosco

Saúde

Tudo o que você precisa saber antes de ir a uma consulta médica com um especialista

Entenda o que você realmente precisa falar para o seu médico e acelere ainda mais o diagnóstico da sua doença.

Publicado

em

Mais um ano finalizando e muitas pessoas já começaram o planejamento para o novo ano que vai chegar. Entre as principais promessas estão: fazer mais atividades físicas, economizar dinheiro, mudar de emprego, encontrar um novo amor, entre outras situações.

Estar em dia com a saúde possibilita uma maior redução no estresse e na ansiedade, além de ser aquele estímulo para a realização de planos e projetos traçados para 2023. Assim, um check-up médico torna-se ideal nessa época do ano para verificar como anda sua saúde.

Importância do check-up médico

Segundo dados do Ministério da Saúde, coletados em 2018, um em cada três brasileiros não tem o hábito de ir ao médico regularmente.

Parte da população brasileira ainda não possui o hábito de prevenção. Muitos procuram atendimento médico somente quando apresentam sintomas de emergência.

Realizar exames e consultas periódicas ajudam a detectar doenças de forma precoce, possibilitando uma maior chance de cura e diversidade de tratamento.

Infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC), diabetes, hipertensão e cânceres são identificados, muitas vezes, com apenas um exame simples. Pessoas com histórico familiar precisam ter o dobro de atenção. Existem doenças hereditárias que são silenciosas e a pessoa não percebe os sintomas.

Informações necessárias antes de ir a uma consulta médica

Para o diagnóstico correto de doenças, além dos exames solicitados, o médico fará perguntas relacionadas à saúde e ao histórico familiar do paciente. Dessa forma, é necessário que as respostas sejam as mais sinceras e objetivas possíveis. Confira:

  • Investigue possíveis doenças hereditárias

Pergunte aos familiares os diagnósticos de doenças que já tiveram. Isso irá contribuir de forma significativa para o tratamento e cura da enfermidade.

  • Informe sobre a medicação utilizada

Informar ao médico quais medicamentos são utilizados constantemente é fundamental para o tratamento adequado da doença descoberto. Isso porque existem combinações de remédios que jamais podem ser ingeridas.

  • Conheça suas alergias

Informar os alimentos ou medicações que causam alergia também são cruciais para o tratamento. O médico especialista receitará o medicamento que mais fará bem ao organismo, tratando o problema.

  • Evite o autodiagnóstico

O Google é o grande vilão dos médicos especialista. Isso porque quase sempre ele é incapaz de resolver os problemas e, quase sempre, erra no diagnóstico.

  • Todo detalhe importa

Sintomas, horários e acontecimentos. Todo o detalhe importa na hora do diagnóstico. Evite omitir detalhes importantes que podem fazer a diferença.

  • Realize o tratamento conforme indicado

De nada adianta todo o processo de diagnóstico se o tratamento não for feito corretamente. Siga as orientações médicas sempre que possível.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS