Conecte-se conosco

Saúde

Como identificar e lidar com o estresse ocasionado pelo trabalho?

O estresse advindo do trabalho pode impactar negativamente a vida e a saúde tanto mental, quanto física dos trabalhadores.

Publicado

em

Sofrer para iniciar mais uma semana de trabalho pode ser um grande indício de que o seu ofício está te causando um grande estresse e cansaço mental ou físico, dependendo da sua área de atuação. Nesse sentido, é muito importante identificar esse problema e saber como lidar com ele. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o estresse no trabalho é resultado de uma pressão excessiva, em que o trabalhador possui demandas que não estão de acordo com as suas habilidades, não tem apoio dos gestores e colegas de trabalho ou sua carga horária é extremamente desgastante. 

Infelizmente, o estresse decorrente do trabalho pode causar muitas consequências no corpo e na mente do indivíduo. No curto prazo, os trabalhadores podem apresentar tensões musculares, aumento de sudorese e modificação nas frequências cardíaca e respiratória e na pressão arterial. 

Além disso, o estresse no trabalho também inclui sentimentos como pânico relacionado a prazos de trabalho, irritabilidade, apatia, perda de interesse nas tarefas, dores, além de instabilidade emocional, que é como se você estivesse em uma montanha russa emocional. Já o estresse no longo prazo pode causar fortes dores de cabeça, problemas digestivos, distúrbios do sono, piora da asma, depressão e ansiedade.

Nesse sentido, o diretor clínico de serviços de saúde mental da K Health em Nova York, Whitley Lassen, afirma que “alguns sinais de que você pode estar experimentando estresse no local de trabalho incluem sentir-se menos estressado antes e depois do dia de trabalho, nos fins de semana, feriados e dias de folga, e sentir estresse antecipatório nas noites de domingo sobre a próxima semana de trabalho”.

Logo, caso esses sintomas se elevem quando você está inserido no ambiente de trabalho ou até mesmo quando você está pensando nas suas funções, é evidente que o estresse está influenciando negativamente na sua vida. 

Como identificar o estresse no trabalho?

Cada ser humano sente de uma maneira diferente, e é muito difícil medir os sentimentos de uma pessoa ou até mesmo compará-los com o de outra pessoa, pois essa é uma questão completamente subjetiva. No entanto, existe um padrão no que diz respeito a causas de estresse no trabalho. 

São muitos os motivos pelos quais você pode estar sofrendo de estresse no trabalho, sendo eles os seguintes:

  • falta de controle sobre os processos de trabalho
  • trabalhar longas horas e horas extras obrigatórias
  • bullying no local de trabalho; expectativas pouco claras ou excessivamente exigentes
  • falta de apoio, reconhecimento e compensação
  • medo de ser demitido; incapacidade de fazer pausas durante o dia de trabalho
  • falta de tempo para atividades não laborais (como sono, exercícios e eventos sociais)
  • microagressões e viés implícito no local de trabalho

Vida pessoal x vida profissional

Se não controlado, o estresse no trabalho pode afetar outros aspectos da sua vida, principalmente para aqueles que trabalham na modalidade home office. É realmente muito comum que as pessoas não consigam separar vida pessoal e vida profissional, ainda mais após a pandemia, quando tornou-se normal o chefe mandar mensagens fora do horário de trabalho.

Nesse sentido, os trabalhadores estressados, mesmo que tenham um dia positivo no trabalho, no fim do dia se sentem exaustos, tanto emocional quanto fisicamente. “Eles podem ter pensamentos negativos, inúteis, intrusivos ou uma vontade de trabalhar quando não estão no trabalho que interfere em sua vida pessoal”, acrescenta o diretor clínico de saúde mental. 

Diante disso, caso o estresse não seja tratado, os sintomas podem ir se agravando, sendo físicos, mentais e comportamentais. Desse modo, as doenças que possuem ligação com estresse do trabalho são as seguintes: cardiopatia, câncer, lesões corporais, Burnout, ansiedade, depressão, abuso de álcool e drogas, agressão e violência, acidentes de trabalho e distúrbios de ajuste (caracterizados por habilidades de enfrentamento e funcionamento prejudicadas).

Portanto, o estresse no trabalho reflete negativamente na qualidade de vida de qualquer trabalhador, pois, diante de todos esses sintomas, a capacidade de uma pessoa de manter relações saudáveis, uma dieta saudável e um regime de exercícios pode ficar ainda mais afetada, e tudo isso pode levar ao agravamento da saúde mental e física.

Como lidar com o estresse no trabalho?

Essa é uma questão muito difícil de ser debatida, pois cada pessoa possui uma rotina e ninguém trabalha até chegar à exaustão simplesmente porque quer, mas sim porque precisa. Todavia, existem algumas dicas que se colocadas em prática podem melhorar muito a sua qualidade de vida. 

Primeiramente, é muito importante que você identifique a causa do seu estresse, anote durante o seu dia de trabalho para que posteriormente você consiga eliminá-la. É fundamental que você se afaste do seu ambiente de trabalho sempre que for possível. Dê-se espaço para recarregar desligando notificações e não pensando em trabalho durante as férias.

Caso trabalhe em casa, feche as portas de onde você trabalha para se desconectar com o seu ambiente de trabalho e para que seu cérebro consiga entender que seu horário de trabalho acabou. Além disso, manter uma rotina de exercícios também pode ser muito benéfico para o trabalhador. Por fim, a dica mais valiosa que podemos dar neste momento é: consulte um terapeuta. 

Conversar com um psicólogo pode te ajudar a lidar não só com os impactos do estresse do trabalho na sua saúde mental, mas também com o tratamento de doenças mais sérias. O terapeuta lhe fornecerá uma saída para suas frustrações, assim como mecanismos de enfrentamento produtivos e saudáveis.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS