Tecnologia
Agora, a Play Store está mais segura para as crianças: entenda mais
O Google disponibizilou uma ferramenta para que as compras feitas por crianças no Play Store fiquem mais seguras. Entenda como.
Ano passado, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que mais da metade das crianças entre 10 e 13 anos tem seu próprio aparelho celular.
Mesmo com o devido monitoramento, podem acontecer vários riscos quando uma criança tem um acesso fácil a um celular, um deles é relacionado a compras de aplicativos.
Apesar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) garantir ao cliente um reembolso em casos de arrependimentos de compra, a situação pode causar, no mínimo, algum estresse.
O prazo para essa solicitação de arrependimento de compra é de 7 dias, no entanto, nem sempre o valor é reembolsado. Contudo, a partir de agora esse imprevisto pode ser evitado.
A Play Store, disponível nos celulares com Android, disponibilizou uma ferramenta exclusiva para o uso de crianças. O Google desenvolveu uma maneira de a solicitação de compras no aplicativo de loja on-line do celular chegar ao aparelho do responsável.
Haverá duas abas no aplicativo do celular dos pais: “Pendentes” e “Histórico”. A partir delas, além dos pais terem um controle maior, eles também terão acesso aos pedidos de compras de seus filhos.
Enquanto isso, na Play Store dos filhos, haverá o campo “Pedido de Compra”. É lá que a criança irá solicitar a compra de algum aplicativo. Essa solicitação irá aparecer no mesmo momento para os pais. No entanto, não há obrigatoriedade de aceitar na mesma hora.
Portanto, quando a criança comprar algum item na Play Store, o valor só será debitado mediante a aprovação do celular do responsável. Caberá também aos pais fornecerem os dados do pagamento.
Não são apenas os pais que serão beneficiados com esse recurso. Estima-se que com isso o Google terá um aumento de incentivo de consumo na Play Store.
Além disso, é importante lembrar que a solicitação irá aparecer somente em casos de compras de aplicativos, não cabendo, portanto, a compra no Play Books ou Google TV.

-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos8 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Finanças2 dias atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência
-
Bancos17 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Imposto de Renda - IRPF4 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe