Tecnologia
Agora, a Play Store está mais segura para as crianças: entenda mais
O Google disponibizilou uma ferramenta para que as compras feitas por crianças no Play Store fiquem mais seguras. Entenda como.
Ano passado, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que mais da metade das crianças entre 10 e 13 anos tem seu próprio aparelho celular.
Mesmo com o devido monitoramento, podem acontecer vários riscos quando uma criança tem um acesso fácil a um celular, um deles é relacionado a compras de aplicativos.
Apesar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) garantir ao cliente um reembolso em casos de arrependimentos de compra, a situação pode causar, no mínimo, algum estresse.
O prazo para essa solicitação de arrependimento de compra é de 7 dias, no entanto, nem sempre o valor é reembolsado. Contudo, a partir de agora esse imprevisto pode ser evitado.
A Play Store, disponível nos celulares com Android, disponibilizou uma ferramenta exclusiva para o uso de crianças. O Google desenvolveu uma maneira de a solicitação de compras no aplicativo de loja on-line do celular chegar ao aparelho do responsável.
Haverá duas abas no aplicativo do celular dos pais: “Pendentes” e “Histórico”. A partir delas, além dos pais terem um controle maior, eles também terão acesso aos pedidos de compras de seus filhos.
Enquanto isso, na Play Store dos filhos, haverá o campo “Pedido de Compra”. É lá que a criança irá solicitar a compra de algum aplicativo. Essa solicitação irá aparecer no mesmo momento para os pais. No entanto, não há obrigatoriedade de aceitar na mesma hora.
Portanto, quando a criança comprar algum item na Play Store, o valor só será debitado mediante a aprovação do celular do responsável. Caberá também aos pais fornecerem os dados do pagamento.
Não são apenas os pais que serão beneficiados com esse recurso. Estima-se que com isso o Google terá um aumento de incentivo de consumo na Play Store.
Além disso, é importante lembrar que a solicitação irá aparecer somente em casos de compras de aplicativos, não cabendo, portanto, a compra no Play Books ou Google TV.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025