Conecte-se conosco

Saúde

Cafeína: Aliado ou inimigo da saúde?

Alguns especialistas afirmam que ela não é uma aliada da saúde. O seu uso em excesso pode trazer consequências graves ao organismo humano, Confira!

Publicado

em

Preço do café

Muitas pessoas escolhem uma dose de café logo ao acordar, devido à cafeína proporcionar um efeito de ânimo, em especial, para aqueles que praticam exercícios físicos.

A cafeína nada mais é que uma substância química pertencente ao grupo das xantinas, elemento presente na bebida, capaz de influenciar no humor e, até mesmo, na capacidade de raciocínio do ser humano.

Entretanto, alguns especialistas afirmam que ela não é uma aliada da saúde. O seu uso em excesso pode trazer consequências graves ao organismo humano, sendo necessário um consumo moderado e equilibrado para que o nosso corpo não se torne dependente dessa bebida.

Essa dependência se deve a sua ação estimulante, que faz com que ela bloqueie os responsáveis por reduzir a nossa frequência cardíaca, aumentando a atividade do sistema nervoso central. Assim, ao tomar aquele copinho de café, o nosso corpo se ativa, passando uma sensação de energia extra.

Mas assim que o efeito passa, aquela preguiça pela manhã ou após o almoço vai voltando aos poucos, fazendo com que outros copos de cafés sejam tomados ao longo do dia e aos poucos um círculo vicioso vai se criando.

De acordo com especialistas, alguns efeitos contrários podem surgir em pessoas que tomam mais de cinco xícaras de café por dia. Efeitos como insônia, agitação, nervosismo, dor de estômago e irritabilidade se faz presente. Outros sintomas como tremores, prisão de ventre, fadiga e colesterol alto também podem ser percebidos.

Segundo pesquisas, atletas que consomem até duas xícaras de café, equivalente a 330 mg de cafeína, conseguem correr em média 15 minutos a mais, devido ao efeito da cafeína em seu corpo.

Vale lembrar que, além das sementes de café, também está presente em mais de 63 espécies de plantas, em folhas de chá verde, cacau, guaraná e erva-mate.

A cafeína pode ser encontrada em bebidas como a Coca-Cola e demais refrigerantes à base de cola, energéticos e em medicamentos como analgésicos e antigripais.

Tayná Luli, jornalista brasileira, atuante a cinco anos no mercado como redatora, responsável pela apuração, redação e revisão de textos de cunho jornalístico e como produtora na criação de roteiros para programas institucionais em empresas publicas e privadas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS