Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Ibovespa engata recuperação e volta para os 97 mil pontos

Investidores aproveitaram o movimento para comprar ações que ficaram atrativas após o desempenho negativo da véspera

Publicado

em

O índice doméstico oscilou no início dos negócios, para depois engatar um movimento de alta, amparado pelo desempenho de algumas “blue chips” e pelo avanço das bolsas de Nova York. O Ibovespa terminou o pregão com valorização de 1,46%, aos 97.132 pontos. Ao longo do dia, variou entre a mínima de 95.652 e a máxima de 97.954 pontos. O giro financeiro somou R$ 22,421 bilhões.

A melhora por aqui foi atribuída ao avanço dos bancos e também da Petrobras. Segundo alguns analistas, não houve um motivo específico para o avanço das instituições financeiras, é mais um movimento de oportunidades. Ou seja, ontem o índice voltou para o patamar de junho e, com isso, algumas ações ficaram bem atrativas para compra. Itaú fechou com ganho de 2,31%, Bradesco +1,9, e Banco do Brasil, +0,79% A Petrobras acompanhou o movimento da commodity no exterior, e terminou com valorização de 0,99%.

Logo cedo, o  Banco Central (BC) divulgou o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) e os analistas vão analisar o documento com lupa, já que não é esperado novidades após a ata do Comitê de Política Monetária (Copom). O BC revisou a estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) de retração de 6,4% no relatório anterior, para queda de 5% este ano. A previsão é menos otimista do que a do Ministério da Economia, de recuo de 4,7%. Para 2021, a projeção de crescimento passou de 3,2% para 3,9%. Para o IPCA, a estimativa subiu de 1,9% para 2,1%, ainda abaixo do piso da meta, de 2,5% ao ano.

Depois, o presidente da instituição, Roberto Campos Neto, concedeu entrevista para falar sobre o documento. Campos Neto afirmou que o Comitê de Política Monetária (Copom) não está disposto a correr riscos inflacionários por questões fiscais, e disse que irá manter a promessa de não subir juros se o atual regime fiscal for mantido. “Não podemos trabalhar com suposições, então acho que foi delineado o que nós queremos dizer com isso. Se esse fator for atingido, nós vamos retirar o “forward guidance” e passar a examinar qual é a situação que vai se apresentar no momento”, afirmou.

O mercado seguiu na expectativa da criação de novos impostos. O ministro da Economia, Paulo Guedes,  afirmou  que é necessário criar tributos alternativos como contrapartida para a desoneração da folha de pagamento. Os novos tributos devem fazer parte da reforma tributária. O ministro não especificou como seriam esses impostos, mas o mercado fala em uma “CPMF digital” e na taxação de produtos que não fazem bem a saúde como: cigarro, bebidas alcoólicas, refrigerantes, entre outros.

Nos EUA, o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, e o secretário do Tesouro  norte-americano, Steven Mnuchin, falaram no Comitê Bancário do Senado que os fundos não utilizados de uma pacote de auxílio do coronavírus de US$ 2,3 trilhões poderiam ser realocados para ajudar famílias e empresas. Powell disse também que a estratégia de inflação adotada pelo Fed abre espaço para eventuais cortes da taxa de juro, se a economia mudar o rumo. Ele voltou a reiterar que a economia está se recuperando de forma consistente.

Em Wall Street, o Dow Jones encerrou com alta de 0,20%, aos 26.815 pontos e o Nasdaq, com avanço de 0,37%, aos 10.672 pontos.

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS