Economia
Aumento da aposentadoria: veja em quais casos isso é possível
Se você quer ganhar mais em sua aposentadoria, talvez isso seja possível por meio da Revisão da Vida Toda. Entenda.
A aposentadoria é um momento para descansar e aproveitar o tempo sem trabalho para curtir tudo o que sempre quis e muitas vezes não teve tempo. Porém, para aproveitar a vida de forma mais tranquila, um bom salário é um grande facilitador, e isso não é novidade pra ninguém.
Muitas pessoas não conseguem se aposentar com o valor integral de quando trabalhava, e isso pode levar a uma modificação no estilo de vida. Uma dúvida comum entre os aposentados é em relação à possibilidade de aumentar o valor do benefício, e é isso que vamos te explicar aqui.
A verdade é que muitos casos abrem margem para aumento do valor, e isso pode ser feito por meio de revisões junto ao INSS. Ter uma orientação jurídica para auxiliar nesse processo é o ideal, mas vamos te contar quais são os casos mais comuns em que são liberados os aumentos.
Erro de cálculo
Um caso comum que pode acontecer, principalmente nas aposentadorias antigas, que não continham tanta tecnologia para apuração, é o erro de cálculo. Isso pode ocorrer a partir de um erro humano ou até mesmo do sistema.
O valor pode ser menor quando não é considerada aposentadoria especial ou o tempo de trabalho rural. Outro equívoco é quando a média salarial é somada de forma errada. Uma revisão da instituição pode resolver esse problema.
Revisão do servidor público
Trabalhar um tempo como servidor público pode garantir um aumento na aposentadoria, pois ele conta com um regime próprio de previdência, que na revisão pode aumentar consideravelmente o valor mensal recebido pelo aposentado.
Ação trabalhista
Ações trabalhistas ganhas podem render um aumento para os aposentados, desde que a solicitação da revisão do INSS seja feita por meio de uma ação na Justiça.
Revisão da Vida Toda
Essa revisão foi criada recentemente e permite que contribuições entre 1994 e 1999 sejam consideradas no cálculo da aposentadoria. Sendo assim, quem trabalhou com um salário mais alto nessa época pode ter um impacto positivo em sua aposentadoria atualmente.
A revisão passará a considerar as contribuições anteriores ao Plano Real, que antes não eram consideradas, por se tratar de outra moeda. Mas, devido a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), esse valor passa a ser considerado a partir de agora.
Então, se você se encaixa em uma dessas condições, talvez valha a pena procurar um representante e solicitar uma revisão de benefício.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia12 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política15 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira