Conecte-se conosco

Agronegócio

Filho de peixe, folhinha é: conheça a planta-lambari e aprenda a cultivar

De folhagem exuberante, essa espécie promete dar mais cor ao seu jardim e incrementar a decoração da sua casa.

Publicado

em

Tradescantia zebrina, conhecida popularmente como planta-lambari, é uma espécie herbácea perene, muito rústica, de folhagem muito decorativa. Suas folhas são brilhantes, de coloração verde escura, com duas listras prateadas na face superior e, completamente arroxeadas na face inferior, o que a faz dificilmente passar despercebida. As flores são pequenas e róseas, de importância ornamental secundária.

Pelo seu aspecto compacto, pequeno porte e adaptação à sombra, a planta-lambari é uma planta ideal para ser cultivada em ambientes sem incidência de sol direto. Além disso, seu plantio em vasos, jardineiras e cestas suspensas também é muito apreciado. Se interessou? Então acompanhe as principais dicas para o cultivo da planta-lambari.

Reprodução: shutterstock

Cuidados

Propagação

A lambari multiplica-se facilmente por estacas ou pela divisão da ramagem enraizada. Caso prefira, contudo, você pode adquirir uma muda já desenvolvida em qualquer viveiro ou floricultura a preços acessíveis. Neste caso, opte por uma muda bonita e saudável para realizar a transplantação.

Clima e luminosidade

Planta tipicamente tropical, que não tolera o frio rigoroso e geadas. Deve ser cultivada à meia-sombra ou sombra, em locais com boas condições de luminosidade, mas sem incidência de sol direto por longos períodos e nos momentos mais quentes do dia.

Substrato

O substrato ideal é solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e bem drenável. Se o plantio se der em vasos, opte por recipientes que apresentem orifícios de drenagem e coloque uma camada de pedriscos no fundo antes de preencher com substrato.

Regas

As regas devem acontecer de duas a três vezes por semana, sendo ideal que o solo tenha secado completamente antes que receba água novamente.

Podas

Recomenda-se que as podas sejam feitas na primavera. Desse modo, basta cortar acima do nó de onde vêm as folhas. Esse processo incentiva a planta a produzir mais folhas, deixando mais vigorosa.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS