Política
Para garantir desconto na conta de luz, família terá que seguir nova regra
Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) pode garantir um desconto na sua conta de luz, mas é preciso seguir uma nova regra.
Você sabia que é possível obter descontos na conta de luz? Sim, a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é um programa que garante subsídios e isenção do custeio da Conta de Desenvolvimento Energético – CDE e do custeio do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica – Proinfa.
No entanto, a iniciativa teve uma atualização nas regras em 2023. Além disso, o governo do presidente Lula (PT) confirmou que pretende adotar critérios mais rigorosos para evitar fraudes em programas e benefícios sociais.
Para se beneficiar com a TSEE, é preciso ter os dados incluídos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Caso você já tenha sido contemplado, mas esteja com os dados desatualizados há mais de dois anos, é necessário atualizar as informações no sistema para não ter o seu benefício cancelado.
A família interessada também deve ter renda familiar per capita menor ou igual a meio salário mínimo, ou ter entre seus membros quem receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Neste ano, com o aumento do mínimo, o benefício passa a ser acessível para lares com renda de até R$ 651 por pessoa.
Vale lembrar que o piso nacional ainda pode passar por novas mudanças, mas este é o valor atual.
A Tarifa Social é uma parceria do governo com Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e atualmente atende mais de 23 milhões de brasileiros de baixa renda que vivem em situação de vulnerabilidade em todo o país.
A Tarifa Social
Os descontos são fornecidos de acordo com o consumo mensal do beneficiário (medido em quilowatts-hora), conforme a tabela a seguir:
- de o a 30 kWh – 65%
- de 31 kWh a 100 kWh – 40%
- de 101 kWh a 220 kWh – 10%
- a partir de 221 kWh – 0%
Já as famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único que atendem aos requisitos têm direito a descontos de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês. Confira o percentual de redução para esses brasileiros:
- de 0 a 50 KWh – 100%
- de 51 kWh a 100 kWh – 40%
- de 101 kWh a 220 kWh – 10%
- a partir de 221 kWh – 0%

-
Mundo19 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças1 dia atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Agronegócio1 dia atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Tecnologia23 horas atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Curiosidades2 dias atrás
Prédio mais alto do mundo no Brasil: quanto vai custar a construção?
-
Agronegócio20 horas atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira
-
Automobilística2 dias atrás
Novo combustível E30 pode ser mais acessível, mas causa falhas em motos
-
Tecnologia2 dias atrás
Google Maps traz novidades com IA: descubra como funciona