Conecte-se conosco

Política

Para garantir desconto na conta de luz, família terá que seguir nova regra

Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) pode garantir um desconto na sua conta de luz, mas é preciso seguir uma nova regra.

Publicado

em

Você sabia que é possível obter descontos na conta de luz? Sim, a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é um programa que garante subsídios e isenção do custeio da Conta de Desenvolvimento Energético – CDE e do custeio do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica – Proinfa

No entanto, a iniciativa teve uma atualização nas regras em 2023. Além disso, o governo do presidente Lula (PT) confirmou que pretende adotar critérios mais rigorosos para evitar fraudes em programas e benefícios sociais.

Para se beneficiar com a TSEE, é preciso ter os dados incluídos no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Caso você já tenha sido contemplado, mas esteja com os dados desatualizados há mais de dois anos, é necessário atualizar as informações no sistema para não ter o seu benefício cancelado.

A família interessada também deve ter renda familiar per capita menor ou igual a meio salário mínimo, ou ter entre seus membros quem receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Neste ano, com o aumento do mínimo, o benefício passa a ser acessível para lares com renda de até R$ 651 por pessoa.

Vale lembrar que o piso nacional ainda pode passar por novas mudanças, mas este é o valor atual.

A Tarifa Social é uma parceria do governo com Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e atualmente atende mais de 23 milhões de brasileiros de baixa renda que vivem em situação de vulnerabilidade em todo o país.

A Tarifa Social

Os descontos são fornecidos de acordo com o consumo mensal do beneficiário (medido em quilowatts-hora), conforme a tabela a seguir:

  • de o a 30 kWh – 65%
  • de 31 kWh a 100 kWh – 40%
  • de 101 kWh a 220 kWh  – 10%
  • a partir de 221 kWh – 0%

Já as famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único que atendem aos requisitos têm direito a descontos de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês. Confira o percentual de redução para esses brasileiros: 

  • de 0 a 50 KWh  – 100%
  • de 51 kWh a 100 kWh – 40%
  • de 101 kWh a 220 kWh  – 10%
  • a partir de 221 kWh – 0%
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS