Conecte-se conosco

Agronegócio

É doce, mas não é mole, não: saiba mais detalhes sobre a rapadura

Além de deliciosa, a rapadura, feita a partir do caldo da cana-de-açúcar, é super benéfica para a saúde e deve fazer parte da sua dieta.

Publicado

em

Você já comeu rapadura? De origem açoriana ou canária em forma de pequenos tijolos, a rapadura possui sabor e composição semelhante ao açúcar mascavo.

Feito a partir do caldo concentrado da cana-de-açúcar, a rapadura é um doce que, ao contrário do açúcar branco, é rica em nutrientes como cálcio, magnésio, ferro e potássio.

Além disso, o doce é fonte de energia natural e muito consumida como pré-treino. Um pedaço pequeno de rapadura com 30g tem cerca de 111 Kcal. Por isso, hoje vamos apresentar os principais benefícios da rapadura e como consumi-la da maneira correta. Confira!

Benefícios da rapadura

A rapadura contém alto teor de vitaminas e minerais, essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, além de outros benefícios, como:

  • Ser energético natural;
  • Por conter ferro e vitaminas do complexo B, previne anemias;
  • Devido a presença de vitaminas do complexo B, melhora o funcionamento do sistema nervoso;
  • Contém cálcio e fósforo, prevenindo cãibras e osteoporose.

Rapadura dá mais energia?

Por ter um alto índice glicêmico, a energia do açúcar da rapadura é absorvida rapidamente pelo organismo, sendo o seu consumo, ideal para manter o rendimento dos treinos mais pesados. O consumo do doce é indicado para quem pratica corridas de longa distância, pedal, remo e esportes de luta.

É recomendado consumir de 25 a 30 g de rapadura para repor energia e minerais, que são perdidos no suor. Além da rapadura, o caldo de cana é uma ótima opção.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS