Economia
Critérios de avalição do SCORE da Serasa ganham novos pesos; saiba se sua pontuação vai aumentar com essa mudança
Os critérios responsáveis por avaliar o score agora possuirão outro peso. Saiba de que forma a mudança poderá influenciar a sua pontuação.
O score da Serasa é responsável, muitas vezes, pela aprovação – ou não – de crédito para um cliente. Essa pontuação é utilizada pelas instituições financeiras para saber se ele é um bom pagador, e também quais são os seus hábitos de compra, como, por exemplo, se ele tem tendência a gastar mais do que recebe.
Por esse motivo, é importante sempre manter a sua pontuação alta e ter controle sobre as suas finanças, para que, assim, não sejam negados cartões de crédito ou consignados, caso você venha a precisar.
O score depende de diversos critérios de avaliação, que irão determinar se você é um bom cliente ou não. Porém, os pesos desses critérios mudaram e podem alterar o valor final.
Serasa 2.0
Esse é o novo sistema da Serasa para verificar a pontuação da população. Ele levará em consideração todos os prós e contras que uma pessoa pode ter em relação a compras e pagamento de suas dívidas. Cada ação pode subir a sua pontuação ou diminuí-la, por isso é importante ficar atento.
Ter o Cadastro Positivo, por exemplo, pode melhorar a sua pontuação. Antes, o aumento era de 55%, e agora será de 56%. O Cadastro Positivo nada mais é do que o resumo das suas ações como um bom cliente.
O pagamento de dívidas dentro do prazo também ajuda o seu score a aumentar. Porém, antes, esse aumento era de apenas 20%. Agora, no Serasa 2.0, o pagamento de dívidas e contas irá aumentar seu score em 33%.
Por outro lado, a participação em micro e pequenas empresas deixou de influenciar a pontuação em 7% para 6%. E, por fim, consultas ao seu CPF deixaram de pesar 17%, e se tornaram apenas 6%.
Utilizando o portal ou aplicativo da Serasa, é possível conhecer o valor do seu score, que é calculado automaticamente, levando em consideração diversos critérios.
Pontuação
Se a sua pontuação estiver entre 0 e 300 pontos, você tem um score “baixo”. Já se for entre 301 até 500 pontos, a sua pontuação se enquadra em “regular”.
Entre 501 e 700 pontos, o seu score é considerado “bom”, e você já receberá mais ofertas de crédito. Por fim, se sua pontuação for de 701 até 1000, que é a pontuação máxima, seu score será enquadrado em “muito bom”.

-
Finanças12 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Finanças1 dia atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Mundo4 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Agronegócio16 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Automobilística2 dias atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Investimentos2 dias atrás
Antes de comprar uma casa, veja 6 aspectos essenciais que você deve avaliar
-
Empresas2 dias atrás
Banco BS2 compra participação na fintech mineira Paag
-
Finanças2 dias atrás
É isto o que vendedores de carros não te contam sobre financiamento