Conecte-se conosco

Agronegócio

O país que mais consome ovo encontra uma solução para crise aviária

Preço do ovo não para de aumentar por causa da gripe aviária. Veja como esses habitantes estão lidando com a situação.

Publicado

em

O ovo é um dos alimentos mais nutricionais que existem no mundo. A maior parte de sua proteína está presente na clara. A gema, além das proteínas, também conta com vitaminas como D, B6 e B12, minerais e outros componentes saudáveis.

Geralmente, o alimento costuma ser acessível tanto no preço quanto no fato de poder ser encontrado facilmente em qualquer lugar. Ano passado, os Estados Unidos se viram diante da pior gripe aviária da história.

A Agência de Segurança Alimentar da UE (EFSA) informou que os vírus do verão iriam aumentar o risco de infecções generalizadas nos próximos períodos. Em 2022, quase 50 milhões de aves tiveram que ser abatidas por causa do vírus.

Estima-se que 37 países da Europa foram afetados pelo vírus. Além disso, o vírus chegou à América do Norte pela primeira vez, assim, o Canadá também passou pela epidemia da gripe aviária. Esse foi o fato de maior impacto para que o ovo deixasse de ser um alimento acessível em seu preço.

Nos Estados Unidos, o valor do ovo aumentou 60% em 2022. Além da crise aviária, o aumento no preço dos ovos também tem ligação com a guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Diante desse cenário, o valor da ração animal e da energia aumentou.

Os últimos dados do Banco Mundial e da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que a Nova Zelândia tem cerca de 5,123 milhões de habitantes. Para se ter uma noção de comparação, o Brasil, que é o quinto maior país do mundo em questão de expansão, tem mais de 205 milhões de habitantes.

Nessa lista dos maiores países do mundo, a Nova Zelândia ocupa o 75o lugar e, mesmo assim, seus menos de 6 milhões de habitantes são os que mais consomem ovo em todo mundo. Como eles estão enfrentando essa situação do aumento do preço do ovo?

Os habitantes da Nova Zelândia, isto é, os neozelandeses, estão comprando suas próprias galinhas. A compra é feita de maneira on-line e o Trade Me, um site de leilões, informou ao CNN que a busca, tanto por galinhas quanto por equipamentos que auxiliam suas criações, aumentou 190% somente em janeiro.

A receita do pão tem o ovo como um de seus principais itens, portanto, essa situação também causa impacto na sua produção. A alternativa dos padeiros foi ajustar a receita para que tanto o alto valor do ovo quanto a falta dele fossem solucionados.

Diante disso, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos definiu que aqueles que criarem suas próprias galinhas em casa devem tomar cuidado no manuseio tanto da ave quanto do ovo. Já os defensores de animais alertam para que não haja uma compra de galinhas por impulsos.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS