Conecte-se conosco

Saúde

Afinal, por que quanto mais idosos ficamos menos dormimos?

Alguns fatores contribuem para os distúrbios do sono em idosos, entre eles alterações hormonais, medicamentos e mudanças na rotina de sono.

Publicado

em

O sono é crucial para a saúde e bem-estar de uma pessoa, pois desempenha vários papéis importantes no corpo. Reparação do organismo, melhoria da memória, redução do estresse e controle do peso estão entre os benefícios de uma boa noite de sono.

No entanto, sabia que a maioria dos idosos dormem menos? Eles normalmente não sentem sono à noite, costumam cochilar à tarde e acordam muito cedo. Confira o conteúdo completo e saiba mais!

Afinal, por que os idosos dormem menos?

Os idosos tendem a dormir menos por uma combinação de fatores biológicos e psicológicos. Isso porque, ao envelhecer, é normal perder a capacidade de manter um sono regular.

Alguns fatores biológicos incluem mudanças nas funções do sono relacionadas à idade, como uma diminuição na produção de melatonina, um hormônio que ajuda a controlar o ritmo circadiano.

Além disso, alguns problemas de saúde comuns na velhice, como a dor crônica, a bexiga hiperativa e a insônia podem afetar a quantidade e a qualidade do sono. Fatores psicológicos, como ansiedade, depressão e preocupações também podem contribuir para o sono interrompido.

Distúrbio do sono

O distúrbio do sono é uma condição na qual a qualidade ou quantidade do sono é afetada, resultando em problemas para se concentrar. Esse problema é comum em idosos e pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo mudanças na saúde, medicamentos e estilo de vida.

Como melhorar o sono dos idosos

Rotina de sono consistente

Estabeleça uma rotina de horários. É preciso dormir e acordar no mesmo horário todos os dias, incluindo fins de semana.

Crie um ambiente propício para o sono

Garanta que o quarto esteja escuro, silencioso e confortável, mantendo uma temperatura agradável.

Pratique atividades relaxantes antes de dormir

Meditação, yoga, leitura ou banho quente podem ajudar a relaxar e facilitar o sono.

Evite estimulantes antes de dormir

Não consuma cafeína, álcool e nicotina antes de dormir.

Busque ajuda médica, se necessário

Se os problemas de sono persistirem, consulte um médico para avaliar se há algum problema de saúde subjacente que precise ser tratado. Além disso, revise constantemente os remédios utilizados.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS