Agronegócio
“Você é linda, mais que demais”: conheça a beleza da planta Narciso
Apesar de ser mais comumente encontrada na cor amarela, a espécie possui diversas variações de cor e impressiona pela beleza.
Narciso (Narcissus spp.) é uma planta nativa de regiões com clima mais ameno, como América do Norte e Europa. Trata-se de uma flor da família Amaryllidaceae, que nasce predominantemente durante a primavera, mas é perene e resistente. Os narcisos mais populares apresentam floração amarela, apesar de poderem apresentar também outras variedades de cores, incluindo branco, laranja, rosa e creme.
Os narcisos contém substâncias que fazem com que eles sejam considerados tóxicos para humanos e animais. Seu consumo é perigoso e pode levar a fatalidades, enquanto seu manuseio pode gerar problemas de pele. Por isso, para cultivo do Narciso, são recomendados cuidados especiais!
Embora o bulbo seja a parte mais perigosa, toda a estrutura da flor pode ser tóxica e requer cuidados ao ser manuseada, como o uso de luvas e potencialmente óculos de proteção.
Apesar dos cuidados que devem ser empregues na hora de plantar o Narciso, a planta não é tão exigente com relação a cultivo. Em geral, elas multiplicam-se com facilidade, se adaptam a solos pobres em nutrientes e sua toxicidade faz com que animais e pragas fiquem longe de suas folhas. Confira as principais dicas de plantio!
Reprodução: freepik
Plantio
Plante o narciso, de preferência, em local mais frio e com temperatura mais amena, durante o inverno, para que ele possa florescer. Escolha os bulbos maiores e mais firmes. Lembrando que as mudas podem ser adquiridas em viveiros ou lojas especializadas.
Escolha uma vaso de bom tamanho e certifique-se que o recipiente apresenta orifícios de drenagem. Coloque uma camada de pedriscos no fundo e insira substrato apropriado. Depois disso, plante o bulbo virado para cima com cerca de 7 a 12 centímetros de profundidade.
Escolha um local com exposição inteira ou parcial do Sol para que a planta consiga florescer. Embora a maioria das flores não sejam exigentes com o solo e cresçam em qualquer local não muito seco, elas florescem melhor em solos moderadamente férteis e bem drenados que são mantidos úmidos durante a estação de crescimento.
Se necessário, coloque um pouco de fertilizante na terra para incentivar o crescimento.
O narciso precisa de água durante seu crescimento, porém, nunca encharque o solo, já que umidade demais é prejudicial à planta e contribui para o apodrecimento das raízes. Sendo assim, só regue a planta se o substrato estiver seco.
Para tentar aproveitar o bulbo, espere que o narciso floreie por completo até fazer a sua colheita. Em geral, a flor deve ser plantada anualmente com novos bulbos.
Outra recomendação é não plantar o Narciso com outra plantas. Assim, prefira mantê-lo sozinho no vaso, pois suas hastes produzem um fluido que promove o murchamento de outras plantas.

-
Empresas1 dia atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Mundo23 horas atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Tecnologia2 dias atrás
Golpe no Google Maps: novo esquema preocupa empresa e usuários
-
Moedas1 dia atrás
Real supera euro e iene em valorização frente ao dólar
-
Curiosidades2 dias atrás
Líquido mais caro do mundo: por que o veneno de escorpião vale milhões?
-
Economia2 dias atrás
Crise global à vista? Tarifas dos EUA causam reação em cadeia nos mercados
-
Educação1 dia atrás
Bolsas de estudo na Coreia do Sul: programa de intercâmbio abre inscrições
-
Automobilística1 dia atrás
Como saber se um pneu é bom ou ruim, mesmo em compras online?