Economia
Agora é oficial! Começam os testes do Real Digital para avaliar privacidade nas transações
Projeto coordenado por Fabio Araújo está em momento de testes para verificar o nível de privacidade das transações; saiba mais!
O Real Digital foi oficialmente confirmado pelo Banco Central (BC) em meados de dezembro do ano passado, inclusive, já estava em desenvolvimento desde 2021.
Agora, neste ano de 2023, a moeda digital irá passar por um período intenso de testes, visto que a previsão de lançamento é para o primeiro semestre do ano que vem.
O Real Digital será a primeira moeda virtual oficial brasileira, sendo um tipo de extensão das atuais notas físicas do dinheiro. Seu objetivo principal será fornecer uma outra alternativa para as operações eletrônicas, sem tomar o lugar do nosso Real já conhecido.
Para isso, a moeda digital terá o mesmo valor do que a física, dessa forma, não será necessário realizar nenhum cálculo para conversão. Para utilizar as moedas, será preciso ter uma carteira virtual fornecida por alguma instituição financeira atualizada.
Agora, de acordo com Fabio Araujo, coordenador do Real Digital, os testes iniciais serão voltados para a privacidade de dados, buscando proteger ao máximo as informações financeiras para que não vazem, visto que isso pode ocasionar um aumento de crimes, como estelionato, sequestros e outros.
Assim, depois de testes de laboratório realizados no Lift Challange, o BC precisa demonstrar que o sistema que protege a Moeda Digital do Banco Central é seguro e confiável para a população brasileira.
Durante uma conversa com o Estadão, o coordenador do projeto deu mais informações sobre os testes que se seguirão na fase atual, sendo que o foco principal no momento é verificar o nível de privacidade dos dados.
Ele comentou:
“Nesta segunda fase, vamos simplificar a operação, mas vamos colocar vários participantes para trocarem informação para ver o grau de segurança e privacidade que podemos trazer para o sistema”.
E concluiu:
“O piloto é focado nisso. Vamos fazer infraestrutura básica, trazer participantes do mercado e fazer operações para que possamos determinar o nível de vazamento de informação e se está de acordo com os requerimentos regulatórios”.
Apesar de tudo, a tecnologia a ser utilizada na futura moeda digital ainda não foi escolhida, mas tudo indica que siga a das criptomoedas, de modo que acabar com a facilidade de rastreamento desses sistemas será um grande desafio para a equipe.

-
Tecnologia14 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia2 dias atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Tecnologia24 horas atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura
-
Automobilística2 dias atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política1 dia atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Mundo1 dia atrás
Colômbia pede adesão ao banco dos Brics e sinaliza afastamento dos EUA