Conecte-se conosco

Investimentos

Saiba o que é Taxa Referencial e como ela influencia seus investimentos

Inicialmente, a TR era similar à taxa Selic, sendo um indicador para os juros no Brasil.

Publicado

em

Taxa Referencial

Criada em 2012, a Taxa Referencial (TR) impacta os números da economia. Além da poupança, ela influencia em outros mercados, como do financiamento imobiliário e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

O seu principal intuito é atuar como parâmetro para a atualização monetária das operações, ou seja, na correção dos valores de aplicações e operações de crédito. No entanto, ela não foi concebida para isso. O objetivo inicial da TR era similar ao da taxa Selic, sendo um indicador para os juros no Brasil, mas antes da criação do plano Real e estabilidade econômica. Após isso, a TR foi sobreposta por outros indicadores.

Recentemente, a função majoritária da TR é agir como modelo para investimentos financeiros. Por exemplo, a caderneta de poupança está associada a essa taxa, logo, quando ela cresce, o investidor recebe mais, ou o contrário, se a TR diminui, a poupança rende menos.

Além disso, desde agosto de 2012, há uma regra para a nova Poupança, fazendo com que a sua rentabilidade esteja atrelada aos juros da economia. Dessa forma, se a Selic ultrapassa os 8,5% ao ano, a rentabilidade é de 0,5% ao mês, acrescida da TR. Já no caso de índices inferiores, o investimento apresenta rendimentos proporcionais a 70% da Selic, acrescida a variação da TR. Contudo, as aplicações feitas antes desse prazo continuam com a antiga regra.

O cálculo da Taxa Referencial é feito em cima da equação “TR = 100 x {[((1 + TBF) / 100) / R] – 1}”. Sendo que, para localizar a variável R, é necessário empregar a fórmula “R = (a + b) x TBF”. Assim, o “a” é uma constante de valor 1,005 e “b” é determinado pela Taxa Básica Financeira (TBF), divulgada pelo Banco Central (BC) todos os dias.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS