Conecte-se conosco

Agronegócio

Saiba mais sobre a helicônia, a flor que atrai beija-flores para o jardim 

Deixe seu ambiente ainda mais charmoso com essa espécie rústica, colorida e cheia de beleza. Veja mais detalhes!

Publicado

em

Famosa em toda a América do Sul, a helicônia é muito utilizada para fins ornamentais. No Brasil, a espécie mais comum é a Heliconia rostrata, com brácteas vermelhas e bordas amarelas.

Essa espécie possui folhas vistosas, muitas vezes confundidas com flores. As verdadeiras flores são menores e ficam no interior das brácteas, aparecendo apenas durante os meses mais quentes do ano.

É importante pontuar que cultivar helicônia é o caminho certo para atrair polinizadores. Suas folhas tem a função de atraí-los, sendo fundamental para o equilíbrio do ecossistema. Beija-flores, abelhas e borboletas são alguns deles.

Por se tratar de uma espécie rústica, a helicônia apresenta algumas exigências na hora do plantio. Pensando nisso, hoje vamos mostrar como cultivá-la da maneira correta e quais as dicas e curiosidades para você ter um plantio de sucesso. Veja a seguir!

Como cultivar  

O plantio da helicônia pode ser feito a partir de sementes ou mudas. Entretanto, o processo da semente é bem mais trabalhoso, sendo indicado o cultivo por mudas. Apesar das exigências, o cultivo dessa planta tropical é bem simples. Confira!

Local de plantio 

Geralmente, as helicônias são cultivadas em canteiros e jardins abertos, sendo uma excelente opção para compor muros, mas também podem ser plantadas em vasos grandes, a fim de criar arranjos para sua área externa.

Entretanto, é importante considerar o espaço disponível ao plantá-las. Essa espécie pode atingir de 2 a 4 m de altura.

Se você optar por cultivá-la em vasos, escolha recipientes de grande porte, para não interferir no desenvolvimento da planta.

Caso você não tenha uma metragem muito grande, opte por variedades anãs da planta, como a Heliconia psittacorum e a Heliconia stricta.

Solo e luminosidade

Ao cultivar a helicônia, escolha solo com certa profundidade de terra, que seja bem drenado e rico em matéria orgânica.

Além disso, a espécie se desenvolve bem em locais de sol pleno e meia-sombra, contando que receba uma quantidade considerável de insolação durante o dia.

Clima e rega 

Essa espécie não é nada tolerante ao frio e quando expostas a ventos fortes, suas folhas podem rasgar. 

As regas da helicônia devem ser frequentes, sempre que o solo estiver seco.

Podas e adubação 

Quanto a poda e adubação, a helicônia não possui exigência específica. Entretanto, por se espalhar por facilidade, ela demanda delimitação, uma vez que não é indicada para cultivar em jardins e vasos pequenos.

Agora que você sabe como cultivar essa espécie tropical da maneira correta, que tal iniciar o seu próprio plantio? Além de deixar o seu ambiente mais aconchegante, atrairá beija-flores em sua área.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS