Automobilística
Venda de carros elétricos cresce 83% na China em 2022, registrando quase 6 milhões de unidades vendidas
Os carros elétricos são mesmo uma tendência do futuro? Confira como esse mercado se expandiu na China e as vantagens de adquirir um.
Enquanto no Brasil a venda de carros elétricos ainda enfrenta certa desconfiança do mercado, apesar de estar em crescimento, na China a tendência de veículos ecologicamente corretos é imparável.
De acordo com o relatório de 2022 divulgado pela Volumes EV, 30% dos carros vendidos no país entre janeiro e dezembro eram elétricos puros ou híbridos plug-in.
Ou seja, isso significa que a China registrou 5.924.421 novos veículos eletrificados em 2022, o que representa um aumento de 83% em relação ao ano anterior.
Dos quase 6 milhões de carros, 4,35 milhões foram classificados como BEVs (100% elétricos), o que representa 22% do mercado. Os outros 8%, ou 1,58 milhão, foram classificados como PHEVs (híbridos plug-in).
Comparado com o ano de 2021, os carros elétricos puros tiveram crescimento de 5% em 2022. Para os híbridos plug-in (que precisam ser carregados na tomada), o aumento das vendas foi de 114% em relação a 2021, segundo o relatório da Volumes EV.
BYD é a líder do mercado dos carros elétricos na China
A fabricante BYD se destacou como líder em vendas de carros elétricos na China. Com modelos como o Tan, Han, Song Plus DM-i e Yuan, a marca alcançou seis dos dez carros mais vendidos em 2022. O Song Plus foi o destaque, com 476.784 unidades vendidas.
Outros modelos de sucesso da BYD incluem o Qin Plus (315.079), Han (269.691), Dolphin (204.674), Yuan Plus (190.411) e Tan (148.001). Vale destacar que a marca também está presente no mercado brasileiro.
Vantagens de carros elétricos
Algumas das principais vantagens de se ter um carro elétrico incluem:
- Sustentabilidade: os carros elétricos não emitem poluentes, contribuindo para a redução do impacto ambiental e da poluição do ar.
- Economia: os carros elétricos são mais econômicos em termos de combustível do que os carros a gasolina ou diesel, além de terem manutenção mais barata.
- Silêncio: os carros elétricos são mais silenciosos do que os carros movidos a combustão, o que pode proporcionar uma experiência de condução mais tranquila e confortável.
- Desempenho: os carros elétricos costumam ter uma aceleração mais rápida e uma resposta mais imediata do motor, proporcionando uma experiência de condução mais ágil e dinâmica.
- Tecnologia: os carros elétricos geralmente possuem tecnologias mais avançadas, como sistemas de assistência ao motorista, entretenimento e conectividade.
- Incentivos fiscais: em alguns países, há incentivos fiscais e subsídios para a compra de carros elétricos, o que pode reduzir o custo de aquisição.
É importante ressaltar que, assim como qualquer outro tipo de veículo, os carros elétricos também apresentam desvantagens, como o alto custo de aquisição, a limitação da autonomia da bateria e a necessidade de infraestrutura para recarga.
Os 5 carros mais vendidos na China em 2022
- BYD Song Plus DM-i (BEV+PHEV): 476.784 unidades
- Wuling Hong Guang MINI VE: 423.998 unidades
- Tesla Model Y: 315.607 unidades
- BYD Qin Plus (BEV + PHEV): 315.079 unidades
- BYD Han (BEV + PHEV): 269.691 unidades

-
Tecnologia5 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo13 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira