Conecte-se conosco

Economia

2ª Fase de Valores a Receber do Banco Central Chega com Novidades: Saiba Mais!

Os brasileiros estão ansiosos pela 2ª fase do Valores a Receber do Bacen. Veja o que tem de novo na volta do programa.

Publicado

em

Em 2022, foi criado o sistema de Valores a Receber, por meio do qual o Banco Central liberou mais de R$ 4 bilhões para pessoas ou empresas que continham dinheiro esquecido em contas bancárias, FGTS, Imposto de Renda, entre outros.

Porém, desde abril do ano passado, o sistema está fora do ar, com a justificativa de manutenção da plataforma. Diante disso, milhares de brasileiros estão ansiosos para consultar se há algum valor em seu nome e aguardam a reabertura da plataforma. Mas será que isso acontecerá em breve?

Infelizmente, temos uma má notícia para os ansiosos de plantão. O Banco Central ainda não divulgou uma data ou previsão de quando voltará com a plataforma, mas anunciou que está atualizando os valores disponíveis por lá, o que quer dizer que mais pessoas devem entrar na lista de contemplados.

Na mensagem deixada pela página, o Banco Central acalma a população:

Fique tranquilo! Você não corre o risco de perder os valores a que tem direito. Eles continuarão guardados pelas instituições financeiras, esperando que você solicite a devolução, quando as consultas do SVR forem retornadas.

Com a mensagem, fica garantida uma nova fase da campanha, que terá ainda mais beneficiários. Até o momento, cerca de 32 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas têm direito a receber algum valor.

A ideia é que, na próxima fase, representantes legais de pessoas falecidas, como herdeiros, possam recuperar valores esquecidos em vida. Outra novidade é a possibilidade de outras formas de saque do dinheiro, dando mais conforto a quem tem valores a receber.

Além das instituições mencionadas acima, a 1ª fase contou com dinheiro esquecido de cobranças indevidas de crédito e tarifas, valores vindos de participações em cooperativas de crédito e recursos não procurados de consórcios.

A próxima fase contará com valores advindos do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), outras tarifas indevidas, entidades em liquidação extrajudicial, contas pré ou pós-pagas que já foram encerradas e títulos de valores mobiliários encerrados.

Dessa forma, quem já fez a consulta e não tinha valores a receber ou já sacou o valor disponível na 1ª fase pode ter a chance de receber ainda na 2ª fase.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS