Saúde
Ozempic: saiba os riscos de tomar o remédio da moda sem indicação médica
Medicamento para diabetes ficou famoso entre as pessoas que buscam emagrecimento rápido, mas fabricante alerta sobre riscos para a saúde.
O Ozempic tem sido um dos assuntos mais populares entre as pessoas que buscam perder peso de forma rápida e (quase) milagrosa. No entanto, esse medicamento para diabetes pode trazer riscos, conheça o alerta feito pelo fabricante.
Pessoas com diabetes ocasionalmente precisam fazer uso de alguns medicamentos para manter o metabolismo sempre em ordem, mas cada um desses medicamentos possui funções específicas e efeitos correspondentes ao seu uso.
Porém, alguns desses efeitos têm chamado a atenção de pessoas para seu uso fora das especificações originais da bula. O Ozempic é um desses medicamentos. Sua demanda aumentou muito no Brasil por pessoas que buscam emagrecer.
No entanto, a Novo Nordisk, fabricante do medicamento, alerta para o uso indevido do remédio fora do que é recomendado originalmente.
O Ozempic estimula a secreção de insulina e diminui a de glucagon quando a glicose sanguínea está elevada. Seu uso, associado a uma dieta balanceada e à prática regular de exercícios físicos permite uma vida mais saudável a quem tem diabetes.
O uso de Ozempic, no entanto, requer avaliação médica e prescrição, garantindo sua correta utilização e eficácia e que não há contraindicação de seu uso por aquela pessoa.
Vale lembrar que seu uso é indicado apenas para quem tem diabetes tipo 2, que é quando o corpo produz pouca insulina ou processa mal sua utilização metabólica.
O medicamento não é um substituto da insulina, portanto não deve ser usado por quem tem diabetes tipo 1, em que a pessoa não produz a insulina.
O uso do Ozempic pode causar diarreia e vômito, com perda de líquidos. Portanto, a pessoa deve ingerir bastante água para evitar a desidratação.
Mesmo com todas essas informações, alguns médicos passaram a indicar esse medicamento por um de seus efeitos colaterais, o emagrecimento, e isso passou a ser muito divulgado nas redes sociais.
Além de sensação de náusea, dos vômitos e da diarreia, o Ozempic pode causar hipoglicemia, a queda brusca dos níveis de açúcar no sangue, e apesar de existirem muitas reações adversas sobre seu consumo, inclusive muitas bem graves, para sua compra, não é obrigatória a apresentação de receita médica.
Mas, mesmo não sendo um remédio controlado, vale o aviso sobre todos os medicamentos de não fazer uso sem acompanhamento médico. As consequências para a saúde podem ser maiores que os benefícios, então, se você quer emagrecer, consulte seu médico.

-
Bancos19 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF15 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia11 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas7 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver