Economia
Peso na embalagem errado: o que fazer quando a realidade não condiz com o rótulo? Descubra agora!
Quando compramos algo, credibilizamos o que consta descrito no rótulo, e um desses dados é o peso do produto. O que fazer quando ele não confere com a realidade?
Existem situações desconfortáveis as quais temos que lidar e muitas vezes nem mesmo sabemos como proceder com elas.
Você já experimentou a sensação de comprar algo com o peso de, por exemplo, 500 gramas e receber apenas 400 gramas? Muitos ficam com vergonha de questionar o erro no anúncio ou na embalagem, por mais que estejam dentro do seu direito de consumidor.
Diversas pessoas compartilham em suas redes sociais relatos como esse, de que compraram um produto e que o peso real não condiz com aquele descrito em sua embalagem.
Agora, nós iremos te ensinar a como proceder nesses casos, para que nunca mais você saia no prejuízo!
Dois pesos, duas medidas
O peso de um produto pode variar por diversos motivos, como fatores naturais ou até mesmo de seu armazenamento.
No entanto, há uma variação regulada em cada produto, e essa é fiscalizada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Thiago Freitas, que é o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB-MG), conta que é procedimento padrão no Brasil que, antes que um produto chegue às prateleiras, eles passem pelo processo de pesagem.
Esse processo padrão, em sua maioria, garante que o produto não possua uma diferença absurda entre seu peso real e o informado na embalagem.
Por outro lado, ainda podemos encontrar nas gôndolas produtos cujo peso não seja condizente com o descrito em sua embalagem.
Freitas explica que, quando o valor do peso é expressivamente diferente, o consumidor poderá – e deve – ir atrás dos seus direitos, pois essa é uma prática abusiva.
Então, nesta Páscoa, fique atento, já que o peso exibido nas embalagens dos ovos é referente apenas ao ovo de chocolate, não levando em consideração a embalagem ou o brinde.
Como proceder?
Freitas explica que o mais indicado é pedir a pesagem do produto ainda dentro do mercado onde este foi comprado, com o produto dentro da embalagem, sem qualquer violação.
Mas, caso o cliente tenha levado o produto para a sua casa e aberto a embalagem para só então perceber a diferença, é possível proceder da seguinte forma:
Compare o peso do produto aberto a um produto de mesmo lote, fechado. Com a discrepância do peso notada, o consumidor pode procurar um advogado ou ir ao Procon (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) realizar uma reclamação.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas