Conecte-se conosco

Saúde

Alerta na Argentina: surto de gripe aviária mata cerca de 200 mil frangos!

Confira a situação da gripe aviária no país vizinho, em que cerca de 200 mil frangos morreram recentemente!

Publicado

em

Inicialmente, é importante definir e explicar o que é a gripe aviária e quais são os riscos dessa doença para nós, seres humanos.

Assim, como diz o nome, trata-se de uma doença que afeta aves, provocada pelo vírus influenza A. Entretanto, essa condição raramente acomete humanos. Mas, mesmo que raro, é possível sim que uma pessoa contraia a gripe aviária.

Inclusive, caso um humano seja atingido pela gripe aviária, é comum que a doença cause danos bastante severos na saúde, sendo de suma importância buscar atendimento médico o mais rápido possível. Os sintomas da doença incluem: febre acima de 38º, dor no corpo, fraqueza, dor de garganta e mais.

A doença, no entanto, não é transmitida de uma pessoa para outra, sendo que a transmissão só pode acontecer pelo contato direto do humano com alguma ave que esteja contaminada.

Recentemente, na Argentina, aproximadamente 200 mil frangos morreram em uma granja, todos acometidos pela doença, na província de Río Negro, cerca de mil quilômetros de Buenos Aires, o que fez com que as autoridades locais se colocassem em estado de alerta.

Não só essas 200 mil aves morreram, já que mais aproximadamente 20 mil galinhas foram afetadas pelo vírus que causa a gripe, em uma outra granja, que fica em Mar del Plata.

O prefeito Miguel Petricio se manifestou sobre a morte das centenas de milhares de frangos, dizendo que não foram mortos apenas pela doença, visto que alguns precisaram ser abatidos por questões sanitárias, o que causou um aumento ainda maior no número final de aves mortas.

Esse cenário é muito preocupante, tendo em vista que as exportações de aves ficam comprometidas agora, sendo preciso que fiquem temporariamente suspensas.

Quem confirmou a informação foi o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa), que também informa que, caso pelo menos um frango esteja infectado, é necessário jogar fora todos os ovos da granja, além de abater todas as aves do local.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS