Conecte-se conosco

Saúde

Risco: Jovem fica cego após dormir usando lentes de contato – cuidado!

Jovem fica cego após dormir de lentes de contato e ser diagnosticado com raro parasita. Saiba tudo sobre o caso.

Publicado

em

Um jovem de 21 anos da Flórida, nos Estados Unidos, perdeu a visão do olho direito por dormir com as lentes de contato, entenda o caso.

Mike Krumholtz disse que sempre que dormia com suas lentes de contato e que era comum perceber uma certa irritação e vermelhidão nos olhos. Dessa vez, a consequência foi bem mais grave.

Mike disse que inicialmente foi diagnosticado com uma infecção por herpes no olho, porém precisou passar por inúmeros especialistas até chegarem ao diagnóstico de um raro parasita, denominado acanthamoeba, que causa uma dolorosa infecção na córnea (ceratite).

O jovem foi submetido a uma cirurgia, mas perdeu a visão do olho direito. Agora, ele alerta para que todos os cuidados recomendados para quem utiliza lentes de contato sejam seguidos à risca, como não dormir ou nadar com elas em uso.

Além disso, aproveita para fazer um aviso que disse nunca ter recebido, mas agora acha crucial repassar a todos: não tomar banho utilizando as lentes de contato.

O parasita acanthamoeba possui vida-livre, ou seja, sobrevive mesmo sem estar em um hospedeiro. Pode estar presente no solo ou na água. Certos tipos dessa ameba podem não somente causar ceratites, mas também infecções que podem levar à morte.

A melhor prevenção é esterilizar sempre suas lentes de contato, mantendo-as limpas. E sempre seguir as orientações de uso, muito menos dormir com elas, como foi o caso de Mike.

Além de todos esses cuidados, é sempre necessário manusear as lentes de contato somente com as mãos bem limpas para evitar qualquer tipo de contaminação.

A ceratite pode se caracterizar por vermelhidão, sensação de que um corpo estranho presente, dor excessiva quando os olhos são expostos à uma luz mais forte e excesso de produção de lágrimas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS