Conecte-se conosco

Saúde

Feijão emagrece? Surpreenda-se com os efeitos da redução do consumo na obesidade!

Famosa paixão nacional, o feijão está deixando o prato dos brasileiros, e o resultado é negativo para a saúde. Entenda as consequências.

Publicado

em

O feijão, que sempre esteve presente na culinária brasileira, está deixando de fazer parte do cotidiano de muitas famílias. Esse alimento tão importante em uma dieta nutritiva e saudável está ficando cada vez menos comum na mesa dos brasileiros.

Rico em ferro, cálcio e vitaminas, o feijão é um alimento muito importante para a saúde. Segundo uma pesquisa da Faculdade de Medicina da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais, a saída do feijão da dieta regular dos brasileiros pode trazer diversos problemas, inclusive a obesidade.

O consumo regular de feijão, de cinco a sete vezes por semana, pode levar a uma chance 14% menor de vir a ter sobrepeso e 15% menor de obesidade.

Reduzindo esse consumo a menos de cinco vezes por semana, segundo os responsáveis pela pesquisa, pode levar ao aumento de 10% na chance de desenvolver sobrepeso e 20% de obesidade.

O feijão tem baixo teor de gordura e, quando está no prato, a tendência é colocar menos dos demais alimentos. Dessa forma, a refeição fica mais balanceada nas quantidades do grão com o arroz, folhas, legumes e carnes.

Diversos fatores têm influenciado na mudança do padrão alimentar do brasileiro, como o aumento nos preços do feijão, principalmente para o consumidor final.

Nos últimos anos, o feijão tem sofrido com constantes altas no preço e mesmo quando o preço diminui, novos hábitos alimentares, menos saudáveis, já estão sendo consolidados, e isso não é uma boa notícia para a saúde.

Além de grande quantidade de vitaminas e minerais, o feijão tem altas concentrações de antioxidantes, que ajudam na prevenção e no combate de diversas doenças e na regeneração muscular e de tecidos.

Como possui boa quantidade de fibras, ele também auxilia no sistema digestivo e a boa quantidade de ferro em sua composição também ajuda no desenvolvimento de ossos e dos órgãos do corpo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS