Conecte-se conosco

Saúde

Feijão: O aliado surpreendente para a perda de peso que você precisa conhecer!

Pesquisa realizada na UFMG aponta que feijão é um dos grandes aliados das dietas de emagrecimento. Confira mais informações a seguir!

Publicado

em

Existem alguns alimentos que são nossos aliados no processo de emagrecimento. Segundo um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realizado por meio do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, o feijão é um deles.

Dessa forma, é importante deixar claro que os dados foram obtidos por meio da pesquisa de doutorado da pesquisadora Fernanda Serra Granado, orientado pelo professor Rafael Moreira Claro. O objetivo principal da tese é compreender melhor a alimentação tradicional dos brasileiros.

De acordo com Fernanda, o feijão é um marcador da qualidade nutricional da dieta e fundamental para a garantia da segurança alimentar. “É garantia do cidadão brasileiro, pela Constituição, o direito a uma alimentação de qualidade. No entanto, sabe-se que nem todos possuem alternativas para manter uma dieta equilibrada e, nesta questão, o feijão possui inestimável valor social para os brasileiros”, diz a pesquisadora. 

Entre os anos de 2009 a 2019, mais de 500 mil adultos foram acompanhados. O estudo observou sua frequência de consumo semanal de feijão subdivida em não-consumo (zero dias por semana), baixo consumo (um a dois dias por semana), consumo moderado (três a quatro dias por semana) e consumo regular (cinco dias).

A tese indicou que quem não consome esse alimento possui mais chances de desenvolver excesso de peso e probabilidade 20% maior de desenvolver obesidade. Em contrapartida, as pessoas que consomem feijão regularmente apresentaram uma proteção ao excesso de peso (14%).

Nesse sentido, os resultados mostraram que o grupo que consumiu feijão de 5 a 7 dias da semana se saiu melhor que os demais.

Além disso, outra pesquisa apontou que o consumo da leguminosa está caindo ano após ano. Estima-se que até 2025 o ingrediente deixará de ser um alimento regular na mesa do brasileiro.  Segundo Fernanda Granado, a redução do consumo de feijão está intrinsecamente relacionado ao fácil acesso a produtos prontos e ultraprocessados.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS