Economia
3 dicas para ter mais dinheiro sobrando ao final do mês
Quando se trata de finanças pessoais, o planejamento é fundamental, inclusive para os momentos de lazer.
Normalmente, assim que o salário cai na conta, as pessoas costumam pagar as despesas, ir atrás de resolver pendências e fazer as tão desejadas compras. No entanto, essas atitudes podem causar muitos transtornos nas finanças pessoais. Dessa forma, é necessário pensar antes de agir.
Antes de qualquer coisa, pague-se
Pagar os boletos e faturas não é o destino mais importante do seu salário. A primeira atitude a ser tomada com os ganhos mensais é separar uma quantia para investir. No mundo ideal, esse pagamento deveria ser de 10% a 20% dos ganhos. Mas como a realidade é muito diferente, pode ser que seja necessário iniciar com uma porcentagem menor, de valores entre 1% e 4%, para depois ir aumentando.
O importante é sempre separar essa quantia antes de fazer qualquer outro pagamento.
Prepare-se para o mês seguinte
Em uma segunda etapa, é necessário lidar com as despesas do mês, como as faturas do cartão, conta de água e luz, entre outros. Portanto, anote todos os gastos, seja em um papel, usando um aplicativo ou uma tabela. Pode ser trabalhoso no início, mas essa atitude representa um grande passo para ter controle sobre os ganhos mensais e as despesas.
Além disso, ter tudo anotado possibilita a realização de estimativas para os próximos meses e facilita saber os gastos que podem ser cortados, trocados ou diminuídos.
Separe o dinheiro para o lazer
De nada adianta ter todas as finanças controladas se não existe um momento para se divertir. Por mais difícil que esteja, esse momento vai dar maior sentido ao próprio trabalho e ato de economizar. Apenas acordar, trabalhar, receber o salário, pagar as contas e começar tudo de novo não é suficiente.
Esses momentos de lazer não precisam ser grandes gastos, como uma viagem ou ir até um resort. Pequenas diversões são de grande ajuda, como tomar um sorvete no final de semana ou ir ao cinema, por exemplo. Ao comparar com os outros gastos, é possível perceber que as outras despesas, como alimentação e transporte, são muito maiores que os momentos pontuais de lazer. E ambas são importantes.

-
Economia21 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Mundo1 dia atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política1 dia atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Finanças2 dias atrás
Dívidas no cartão de crédito podem gerar a perda de bens?
-
Carreira2 dias atrás
7 conselhos inúteis que não fazem mais sentido no mercado de trabalho
-
Agronegócio2 dias atrás
Do jardim ao prato: veja como cultivar e usar flores de manjericão no dia a dia
-
Finanças2 dias atrás
Receita Federal realiza leilão com PlayStation 5, notebooks e mais de 400 lotes
-
Economia2 dias atrás
Aluguel disparou! Veja as capitais mais caras para morar no Brasil