Conecte-se conosco

Economia

Golpes usando o Pix: Entenda como são e fuja das fraudes

Novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central será lançado em novembro, mas golpistas já aproveitam para roubar dados de usuários.

Publicado

em

PIX

O Pix, sistema de pagamento instantâneos do Banco Central do Brasil (BC), será lançado em 16 de novembro e promete simplificar o sistema financeiro brasileiro. Com dinheiro na conta por questão de segundos, durante as 24 horas do dia e em qualquer data da semana, a nova forma de pagamento vem competir com o dinheiro, TED e DOC.

Porém, antes mesmo da sua estreia, golpistas da internet têm se aproveitado do Pix para roubar dados dos usuários. A princípio, alguns bancos abriram o pré-registro das chaves do Pix, mas só após o dia 5 de outubro é que o registro oficial vai ser liberado. 

Com isso, o assunto vem sendo isca para fraudes online de phishing, cujo objetivo é roubar dados por meio de mensagens falsas de instituições financeiras. Geralmente, as ações são sustentadas em mensagens chamativas que atraem o olhar para benefícios do Pix, fazendo com que os usuários acessem um link falso e insiram os seus dados pessoais. Os textos podem chegar até as pessoas por mensagens, e-mails e até redes sociais. Depois de cair e ter feito o cadastro, os golpistas passam a ter posse dessas informações.

Sendo assim, toda atenção é pouca antes de preencher formulários. Uma das maneiras de se proteger é só adicionar as chaves do Pix a uma conta pelos canais oficiais da sua instituição financeira. Jamais clique em links enviados por outras pessoas. Também é importante lembrar que o BC proíbe o registro de chaves por telefone.

Outros cuidados podem ser tomados para fugir desses golpes. Entre eles, nunca forneça as suas senhas por e-mail e desconfie de links enviados para sua caixa de entrada sem você ter solicitado alteração de cadastro e/ou senha. 

Em caso de dúvidas, entre em contato com os canais oficiais das empresas. Jamais instale programas ou baixe arquivos que lhe forem enviados. Se desconfiar que seus dados foram expostos, cancele o cartão, faça o bloqueamento das contas e troque login e senha.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS