Bancos
Alerta PIX: GoatRAT, o malware que rouba suas transações!
O vírus conhecido como GoatRAT, que age de maneira silenciosa quando infecta o smartphone, agora também é capaz de interceptar PIX.
O PIX é um meio de pagamento muito utilizado pelos brasileiros, principalmente devido a sua rapidez e facilidade. Dessa maneira, um vírus que pode vir a atrapalhar a funcionalidade da transferência traz medo.
Segundo relatório publicado pela Cyble Research & Intelligence Labs (CRIL) em seu site, o GoatRAT já é um malware conhecido. Ele infecta o smartphone da vítima de forma silenciosa e faz o seu estrago. Agora atualizado, o problema é ainda maior, pois é capaz de interceptar transferências feitas por PIX.
Como funciona o golpe?
Esse golpe tem como foco clientes do Nubank. Dessa forma, ele se inicia com um link enviado supostamente pelo banco digital.
Ao acessar o link, por achar que é verídico, a vítima é enviada para outra página, na qual um arquivo é baixado de forma automática no dispositivo do internauta.
Com esse arquivo no celular, os golpistas utilizam ferramentas já disponíveis no dispositivo para roubar as transferências por PIX e outros sistemas de pagamento.
Como dito anteriormente, o golpe se inicia atraindo clientes do Nubank, no entanto, a CRIL conta que os clientes do Pag Bank e o Banco Inter também podem se tornar vítimas.
A Byte procurou os três bancos citados pela CRIL e, até o momento, apenas o Pag Bank se pronunciou sobre o assunto.
O pronunciamento do banco foi o seguinte:
“O PagBank PagSeguro segue padrões rígidos de segurança em seus sistemas de tecnologia da informação, um dos principais pilares da companhia. Não detectamos nenhum tipo de vulnerabilidade em nossos sistemas. Esta afirmação do vírus afetando nossos clientes é falsa.”
Não caia em golpes!
Para evitar esses golpes, as dicas são sempre as mesmas. Não baixe aplicativos de fontes não confiáveis. Sempre que precisar de um novo app, é indicado o baixar pela Apple Store ou pelo Google Play Store.
Em caso de recebimento de links, seja por WhatsApp, e-mail, ou outro meio, como SMS, sempre verifique o remetente. Caso seja desconhecido ou suspeito, não abra, nem mesmo por curiosidade.
Não utilize redes Wi-Fi gratuitas. Opte por essa alternativa apenas em casos de extrema necessidade. Além disso, é importante ter um aplicativo antivírus instalado em seu smartphone.

-
Saúde2 dias atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política14 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Tecnologia2 dias atrás
Casa pré-fabricada está sendo vendida por R$ 66 mil na Amazon
-
Mundo9 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Nota de R$ 50 chega a valor surpreendente se não tiver ESTE detalhe
-
Finanças2 dias atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Inteligência artificial pode substituir profissões? Conheça 3 carreiras em risco
-
Tecnologia1 dia atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem