Bancos
Alerta PIX: GoatRAT, o malware que rouba suas transações!
O vírus conhecido como GoatRAT, que age de maneira silenciosa quando infecta o smartphone, agora também é capaz de interceptar PIX.
O PIX é um meio de pagamento muito utilizado pelos brasileiros, principalmente devido a sua rapidez e facilidade. Dessa maneira, um vírus que pode vir a atrapalhar a funcionalidade da transferência traz medo.
Segundo relatório publicado pela Cyble Research & Intelligence Labs (CRIL) em seu site, o GoatRAT já é um malware conhecido. Ele infecta o smartphone da vítima de forma silenciosa e faz o seu estrago. Agora atualizado, o problema é ainda maior, pois é capaz de interceptar transferências feitas por PIX.
Como funciona o golpe?
Esse golpe tem como foco clientes do Nubank. Dessa forma, ele se inicia com um link enviado supostamente pelo banco digital.
Ao acessar o link, por achar que é verídico, a vítima é enviada para outra página, na qual um arquivo é baixado de forma automática no dispositivo do internauta.
Com esse arquivo no celular, os golpistas utilizam ferramentas já disponíveis no dispositivo para roubar as transferências por PIX e outros sistemas de pagamento.
Como dito anteriormente, o golpe se inicia atraindo clientes do Nubank, no entanto, a CRIL conta que os clientes do Pag Bank e o Banco Inter também podem se tornar vítimas.
A Byte procurou os três bancos citados pela CRIL e, até o momento, apenas o Pag Bank se pronunciou sobre o assunto.
O pronunciamento do banco foi o seguinte:
“O PagBank PagSeguro segue padrões rígidos de segurança em seus sistemas de tecnologia da informação, um dos principais pilares da companhia. Não detectamos nenhum tipo de vulnerabilidade em nossos sistemas. Esta afirmação do vírus afetando nossos clientes é falsa.”
Não caia em golpes!
Para evitar esses golpes, as dicas são sempre as mesmas. Não baixe aplicativos de fontes não confiáveis. Sempre que precisar de um novo app, é indicado o baixar pela Apple Store ou pelo Google Play Store.
Em caso de recebimento de links, seja por WhatsApp, e-mail, ou outro meio, como SMS, sempre verifique o remetente. Caso seja desconhecido ou suspeito, não abra, nem mesmo por curiosidade.
Não utilize redes Wi-Fi gratuitas. Opte por essa alternativa apenas em casos de extrema necessidade. Além disso, é importante ter um aplicativo antivírus instalado em seu smartphone.

-
Agronegócio2 dias atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Bancos1 dia atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Tecnologia14 horas atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia19 horas atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Economia2 dias atrás
Em que posição o Brasil está na lista global de milionários? E na de desigualdade?
-
Finanças2 dias atrás
Quer um relacionamento duradouro? Especialista ensina a conversar sobre dinheiro
-
Finanças1 dia atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência