Conecte-se conosco

Política

Instalação da CMO é cancelada por falta de acordo sobre presidência

Grupo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o chamado centrão não chegam a um consenso sobre um nome para presidir a CMO.

Publicado

em

Em meio ao descordo entre dois grupos que disputam a presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional, a reunião de instalação do colegiado prevista para esta terça-feira foi cancelada sem definição de uma nova data.

A CMO continua sendo alvo de disputa entre grupo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o centrão, comandado por Arthur Lira (PP-AL), o que impede a sua instalação. A comissão é vital para a análise e votação do Orçamento, que irá detalhar o valor do Renda Cidadã.

Parlamentares ligados a Maia reafirmam o direito do deputado Elmar Nascimento (DEM-BA) de assumir a presidência, posto para o qual foi indicado no início do ano mediante acordo que considerava a regra então em vigor sobre a proporcionalidade das bancadas

Mas o cenário e a correlação de forças na Casa mudaram. Diante da aproximação entre demais partidos do centrão e o governo de Jair Bolsonaro, DEM e MDB deixaram o maior bloco da Casa.

Mesmo em meio à disputa, o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), decidiu manter a convocação da reunião da CMO desta terça até o fim. Segundo uma fonte, Alcolumbre estava disposto a comparecer presencialmente à comissão para tentar pressionar um consenso.

De acordo um integrante do grupo de Elmar, eles possuem voto para elegê-lo, e caso a reunião da CMO ocorresse nesta terça, sua eleição estaria garantida.

Contudo, aliados de Lira questionaram essa maioria e apostam em uma questão de ordem sobre a indicação de membros para colocar na presidência da CMO a deputada Flávia Arruda (PL-DF), de acordo com outra fonte.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS