Tecnologia
Zap & compre: Revolução nas compras com pagamento instantâneo!
O WhatsApp já possui espaço para as contas comerciais, mas agora o aplicativo da Meta permitirá pagamentos através do mensageiro.
O aplicativo de mensagens WhatsApp já possui em sua plataforma suporte para contas comerciais. No entanto, agora, também irá disponibilizar o aplicativo como meio de pagamento para essas compras.
Quem contou essa novidade foi Mark Zuckerberg, em uma publicação feita no Facebook, rede social também pertencente ao grupo Meta:
“As pessoas no Brasil poderão pagar negócios locais direto em uma conversa do WhatsApp. Vamos disponibilizar este recurso para mais comerciantes nos próximos meses.“
O comunicado dado pelo WhatsApp afirma que a nova funcionalidade irá trazer mais facilidades para o público brasileiro no momento de fazer compras.
O recurso será liberado, em um primeiro momento, apenas para algumas empresas, mas se espera que em poucos meses ele chegue em muitas outras outras que fazem suas vendas pela plataforma.
No comunicado, é dito que:
“Essa experiência de finalização de compra integrada e segura será um divisor de águas para pessoas e pequenas empresas que desejam comprar e vender no WhatsApp sem precisar acessar sites, abrir outros apps ou pagar pessoalmente.”
Os comerciantes que optarem por disponibilizar o pagamento por meio do WhatsApp ainda poderão vinculá-lo a uma empresa financeira, como Cielo, Rede ou Mercado Pago, para que os pagamentos venham a ser processados.
Essa nova função se trata de uma expansão dedicada aos comerciantes que utilizam o mensageiro. Como ainda é recente – e pelo que se entende do anúncio -, apenas um número limitado de comerciantes tem acesso a ferramenta, até o momento.
Agora, deve-se esperar que essa ferramenta alcance a todos aqueles que utilizam essa versão do aplicativo em breve. Dessa maneira, o que se espera é que, caso o comerciante tenha acesso a ferramenta, ele avise seus compradores sobre a nova praticidade.
O WhatsApp foi questionado pelo veículo de comunicação CanalTech sobre a cobrança de taxas. O mensageiro afirmou que não irá cobrar pelas transações feitas por meio do app, por outro lado, as financeiras que processam os pagamentos podem vir a cobrar taxas.
Pagando pelo WhatsApp
Mas é preciso relembrar que as opções de pagamento via mensageiro passaram por momentos difíceis no Brasil. A ferramenta inicialmente foi liberada para os usuários em em 2020, mas acabou sendo barrado pelo Banco Central.
O WhatsApp Pay, dessa forma, teve sua liberação pelo BC em 2021, e em maio do mesmo ano fez sua reestreia no aplicativo de mensagens preferido dos brasileiros. Em 2023, os pagamentos via cartão de débito e crédito foi liberado pelo Banco Central.
-
Tecnologia2 dias atrás
Celulares escutam nossas conversas? Especialistas dão o veredicto
-
Tecnologia23 horas atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Criptomoedas2 dias atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Finanças2 dias atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Economia1 dia atrás
Qual estado lidera o ranking de maior influência no PIB do Brasil?
-
Empresas1 dia atrás
Crise! Após decretarem falência, empresas de saúde fecham as portas
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Mesmo com o avanço da IA, estas 6 profissões vão pagar muito bem no futuro
-
Tecnologia2 dias atrás
Tecnologia de LED promete carregar dispositivos com luz solar