Conecte-se conosco

Saúde

Amigo ou inimigo? Os efeitos do café na saúde de idosos, crianças e grávidas

O café é uma das bebidas favoritas do povo brasileiro. Mas apesar dos benefícios, grupos de idosos, crianças e grávidas devem ter cuidado.

Publicado

em

Os brasileiros são apaixonados por café. Ficar sem a bebida logo pela manhã pode ser muito difícil para alguns. Segundo os dados da Organização Internacional do Café (OIC), o Brasil gosta tanto da bebida quentinha que só perde para a água entre os mais consumidos.

No entanto, apesar de o café já estar enraizado no coração do povo brasileiro e especialistas afirmarem que o mesmo possuí inúmeros benefícios. Para alguns grupos, a bebida precisa ser moderada, principalmente idosos, crianças e grávidas.

Idosos podem beber café todos os dias?

O metabolismo de um ser humano começa a desacelerar a partir dos 60 anos. Deste modo, os benefícios e componentes do café agem diferente em um organismo maduro. No caso, as substâncias demoram a ser processadas pelo indivíduo.

Existem idosos que já não conseguem abandonar o café por nada, pois bebê-lo já se tornou parte da rotina. Para esses, os médicos dizem não haver como cortar a bebida, pois os efeitos podem ser negativos. O melhor é reduzir o consumo para três xícaras pequenas ao dia.

Café pode ser consumido por crianças?

Por estarem em constante processo de crescimento, o cálcio é um dos nutrientes mais importantes para o organismo das crianças. Mas o consumo excessivo do café pode os levar a ter insônia. Já que a bebida muito forte não irá causar bons resultados.

Bruno Mahler Mioto é médico cardiologista e recomenda:

A criança pode começar experimentando da xícara dos pais, para se familiarizar com a bebida, e então começar a beber o café com leite no café da manhã quando for para a escola.

Impacto do café em grávidas

A gestante que costuma inserir o café na rotina, precisa diminuir a dose para não haver consequências negativas na gravidez. Mioto diz que o consumo desenfreado pode até mesmo levar o bebê a crescer menos e “diminuir o fluxo placentário”.

As grávidas também podem acabar tendo mais refluxos do que o normal. Sendo assim, o melhor a se fazer é que gestantes bebam até duas xícaras de café com leite por dia.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS