Conecte-se conosco

Saúde

Bebida alcóolica: cuidado! Veja 5 riscos à saúde que ela esconde

Presente na maioria das comemorações, a bebida alcoólica também traz muitos riscos. Confira as mais significativas ameaças do álcool para a saúde.

Publicado

em

Uma boa comemoração pede uns bons drinks, seja uma cerveja gelada para refrescar, um vinho para celebrar a dois, uma caipirinha caprichada, um espumante, um gin ou até um whisky para relaxar e descontrair. No entanto, sabe-se que o excesso de álcool pode causar problemas graves para a saúde.

5 problemas graves que o álcool em excesso pode trazer

Quando o consumo é exagerado, as ameaças ao organismo começam a aparecer, logo a desidratação e as inflamações podem começar a incomodar e, no longo prazo, podem surgir até doenças graves como cirrose, infarto e AVC.

1. Metabolismo

Se você já bebeu demais alguma vez já deve saber que o álcool afeta diretamente no trabalho do fígado. Este órgão trabalha eliminando as toxinas do nosso organismo e sem ele não é possível processar a gordura e “limpar” o nosso corpo.

2. Desidratação

O álcool provoca uma desidratação quase instantânea, mas também, no longo prazo, prejudica a nossa pele e também causa a inflamação de órgãos e tecidos do organismo.

3. Cabelos

Outra consequência da falta de hidratação causada pelo álcool é o grande prejuízo aos nossos cabelos. Além de ficarem mais ressecados, eles se tornam mais quebradiços, frágeis e sem vida, podendo ainda aumentar a inflamação do couro cabeludo pela falta de nutrientes, piorando a dermatite seborreica.

4. Gravidez e fertilidade

Os riscos de beber durante a gestação, mesmo em baixa quantidade, são fonte de inúmeros estudos e já é provado que o álcool pode afetar o desenvolvimento do feto. Além disso, a ciência aponta também que o álcool pode impactar a fase ovulatória do ciclo menstrual, comprometendo a fertilidade feminina.

5. Rins

Este é outro órgão afetado com o excesso de álcool, o que favorece o aparecimento de cálculos renais. Além disso, o rim irá filtrar menos o sangue do nosso corpo e reduzir ainda mais a quantidade de água no organismo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS