Economia
Ibovespa oscila em meio a temores fiscais
Às 12:01, o principal índice de referência do mercado brasileiro subia 0,15%, a 95.760,67 pontos.
O Ibovespa se mostrava volátil na sessão desta quarta-feira, com investidores ainda preocupados com questões sobre o quadro fiscal brasileiro.
Às 12:01, o principal índice de referência doméstico subia 0,15%, a 95.760,67 pontos, tendo tocado queda de quase 1% pela manhã. O volume financeiro totalizava 8,8 bilhões de reais.
Mesmo com a recuperação dos índices de Wall Street, a preocupante perspectiva fiscal do Brasil pesou, pressionando o Ibovespa.
Na terça-feira, mais incerteza foi adicionada ao programa de transferência de renda do governo Jair Bolsonaro. O relator da proposta de criação do programa, senador Márcio Bittar (MDB-AC), disse que apresentará um texto na próxima semana, mas a versão final do programa pode ficar pronta somente para depois das eleições municipais.
Outra notícia no radar dos investidores era a reportagem da revista Veja afirmando que o governo pode tentar estender o auxílio emergencial para até junho de 2021.
O debate “deve considerar que o país simplesmente não tem espaço fiscal para acomodar mais gastos”, opinou a Verde Asset Management.
“Não é por capricho, portanto, que as reações dos preços de ativos, câmbio, juros e bolsa, são extremamente fortes quando o governo dá mostras de querer abandonar a única âncora que segura toda a sustentabilidade da dívida, que é o Teto de Gastos.”
Nos Estados Unidos, os índices acionários se recuperavam das perdas da véspera nesta quarta-feira. Na terça, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu suspender negociações com o Congresso sobre um pacote de estímulos até as eleições em 3 de novembro, o que provocou um tombo nos mercados.
O resultado foi anúncio foi um impacto em Wall Street e queda na bolsa brasileira, que fechou com perda de cerca de 0,5%.
Destaques da manhã
GERDAU PN operava em alta de 4,4%, tendo atingido máxima histórica, após o Bradesco BBI subir sua recomendação para “outperform”, revisando o preço-alvo para 26 reais ante 17 reais anteriormente. No setor, USIMINAS PNA disparava 3,8%, CSN ON saltava 2,7% e VALE ON subia 1,9%.
SEQUOIA LOGÍSTICA recuava ON 2,8% em dia de estreia na B3. Na segunda-feira, seu IPO foi precificado a 12,40 reais e levantou cerca de de 1 bilhão de reais.
AZUL PN perdia 3,2% tendo como pano de fundo o anúncio da véspera de que teve aumento de caixa de cerca 700 mil reais por dia no terceiro trimestre. GOL PN registrava desvalorização de 2,9%.
IRB BRASIL ON despencava 8,65%, após queda acentuada de 17% na véspera, dia em que também foi divulgado o relatório do UBS BB recomendando “venda”, com preço-alvo de 4,60 reais.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Tecnologia2 dias atrás
Bradesco, Santander e BB confirmam adesão ao Origem Verificada, recurso antifraude da Anatel
-
Finanças2 dias atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos19 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Empresas2 dias atrás
ChatGPT revoluciona reuniões empresariais com novas funções
-
Agronegócio1 dia atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Economia22 horas atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil