Saúde
lanos de saúde podem aumentar: Fique por dentro dos detalhes
Com diversas notícias sobre crises nos planos de saúde, a preocupação dos brasileiros é apenas uma: Como isso vai afetar o consumidor final?
Essas notícias sempre são temidas pelos brasileiros, já que o aumento dos preços desse tipo de serviço costuma impactar o orçamento familiar, por se tratar de necessidades básicas. Diversas famílias brasileiras contam com planos de saúde para garantir a segurança e saúde de seu núcleo familiar.
Dessa maneira, as informações trazidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) não são agradáveis, isso porque os planos de saúde passam por uma crise.
Segundo os dados mais recentes, de setembro de 2022, trazidos por uma matéria da Globo, os planos de saúde contam com um prejuízo significativo, de cerca de R$ 10,9 bilhões. Dessa forma, as prestadoras de serviço tentam promover um pente-fino, com a intenção de diminuir os gastos operacionais.
Devido à questão econômica deixada pela pandemia, há uma pressão maior no que se diz respeito ao aumento de exames, procedimentos e consultas médicas, feitas pelos clientes dos planos de saúde.
O problema se encontra no fato de que repassar o aumento da mensalidade para esses clientes pode acabar causando uma reação de debandada, o que pioraria a situação das empresas de saúde suplementar.
As empresas, então, estão olhando para os seus gastos operacionais e tentando encontrar maneiras de identificar e resolver o problema. Consequentemente, há negociações com hospitais e laboratórios a fim de obter descontos na contratação de serviços e prazos de pagamento mais favoráveis.
Valor irá ou não aumentar para os clientes?
Infelizmente, a resposta é sim, os valores dos planos de saúde poderão vir a aumentar para o cliente final. A movimentação no setor de empresas de saúde suplementar sugere que haverá um aumento nos valores cobrados.
Os reajustes deverão vir a atingir os planos coletivos. Cerca de 80% dos usuários de planos de saúde são adeptos a esse tipo de plano, dessa maneira, virão a ser afetados por possíveis aumentos.
Dessa maneira, as empresas irão começar a oferecer planos mais básicos, com uma rede mais restrita e coberturas menos longas. Esse sistema irá se assemelhar ao que já vemos no SUS (Sistema Único de Saúde).
Assim sendo, podemos acreditar que aqueles que utilizam a saúde suplementar deverão arcar com um aumento nos preços e, ainda, com uma mudança de plano.
É importante destacar que o que estiver expressamente estabelecido no contrato de serviço deve ser obedecido pela empresa e jamais violado.

-
Mundo16 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças24 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Finanças2 dias atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Agronegócio1 dia atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Tecnologia20 horas atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Curiosidades2 dias atrás
Prédio mais alto do mundo no Brasil: quanto vai custar a construção?
-
Automobilística2 dias atrás
Novo combustível E30 pode ser mais acessível, mas causa falhas em motos
-
Agronegócio17 horas atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira