Curiosidades
O impacto fatal: Descubra o que acontece quando um raio atinge uma pessoa
Aquele medo dos trovões e raios durante uma forte tempestade tem um porquê. Previna-se e busque abrigos adequados para evitar exposição
Se você já esteve em meio a uma tempestade, daquelas famosas de verão que costumam acontecer no Brasil, com certeza já deve ter se preocupado sobre o risco gerado pelos raios.
Além da apreensão comum, muitas pessoas têm verdadeiro medo de serem atingidas ou de estarem perto de locais onde acontecem descargas elétricas desse tipo. E motivo para isso não falta.
Quando uma pessoa é atingida por um raio, as consequências tendem a ser graves. Em determinados casos, eles podem gerar, até mesmo, a morte.
Aqueles conselhos de mãe para não ficar embaixo de árvores, entrar para casa e não ficar em locais expostos durante as chuvas têm certo embasamento. É melhor prevenir do que se sujeitar ao risco.
Consequências
Dentre os vários efeitos que um raio pode causar ao atingir uma pessoa, estão, por exemplo, queimaduras na pele e nos tecidos internos. É bom lembrar que o ferimento só não é mais profundo devido à brevidade da descarga.
O sistema nervoso central e os músculos também podem ser afetados. Numa fração de segundos, dada a abundância de energia descarregada, um raio é capaz de ocasionar convulsões e perda de consciência.
O órgão que corre mais risco, nesse tipo de situação, é o coração. Ele pode até parar de bater, diante da intensidade da corrente elétrica.
Amnésia e cicatrizes
A pessoa pode sobreviver após ser atingida por um raio, mas as chances de desenvolver sequelas é grande. Entre os casos mais recorrentes, estão amnésia e estresse pós-traumático.
A vítima pode apresentar, ainda, danos físicos, tímpanos estourados, lesões oculares e fortes dores de cabeça. Além disso, pode desenvolver cicatrizes na pele, com veias saltadas e ramificadas, conhecidas como figuras de Lichtenberg.
A chance de ocorrência é alta?
O que pode acalmar você é que as chances de que um raio caia em uma pessoa são baixas. O Brasil tem uma incidência considerada alta dessas descargas elétricas (uma das maiores do mundo). Mesmo assim, a quantidade de casos é pequena.
Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a probabilidade de alguém ser atingido por um raio, no país, é de menos de uma em um milhão por dia.
De toda forma, vale o alerta. Prevenir-se e tomar os cuidados necessários são importantes, em momentos de chuva. Busque abrigos adequados e evite ficar próximo de estruturas metálicas.

-
Bancos19 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Imposto de Renda - IRPF15 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Tecnologia11 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas7 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação