Conecte-se conosco

Curiosidades

O impacto fatal: Descubra o que acontece quando um raio atinge uma pessoa

Aquele medo dos trovões e raios durante uma forte tempestade tem um porquê. Previna-se e busque abrigos adequados para evitar exposição

Publicado

em

Se você já esteve em meio a uma tempestade, daquelas famosas de verão que costumam acontecer no Brasil, com certeza já deve ter se preocupado sobre o risco gerado pelos raios.

Além da apreensão comum, muitas pessoas têm verdadeiro medo de serem atingidas ou de estarem perto de locais onde acontecem descargas elétricas desse tipo. E motivo para isso não falta.

Quando uma pessoa é atingida por um raio, as consequências tendem a ser graves. Em determinados casos, eles podem gerar, até mesmo, a morte.

Aqueles conselhos de mãe para não ficar embaixo de árvores, entrar para casa e não ficar em locais expostos durante as chuvas têm certo embasamento. É melhor prevenir do que se sujeitar ao risco.

Consequências

Dentre os vários efeitos que um raio pode causar ao atingir uma pessoa, estão, por exemplo, queimaduras na pele e nos tecidos internos. É bom lembrar que o ferimento só não é mais profundo devido à brevidade da descarga.

O sistema nervoso central e os músculos também podem ser afetados. Numa fração de segundos, dada a abundância de energia descarregada, um raio é capaz de ocasionar convulsões e perda de consciência.

O órgão que corre mais risco, nesse tipo de situação, é o coração. Ele pode até parar de bater, diante da intensidade da corrente elétrica.

Amnésia e cicatrizes

A pessoa pode sobreviver após ser atingida por um raio, mas as chances de desenvolver sequelas é grande. Entre os casos mais recorrentes, estão amnésia e estresse pós-traumático.

A vítima pode apresentar, ainda, danos físicos, tímpanos estourados, lesões oculares e fortes dores de cabeça. Além disso, pode desenvolver cicatrizes na pele, com veias saltadas e ramificadas, conhecidas como figuras de Lichtenberg.

A chance de ocorrência é alta?

O que pode acalmar você é que as chances de que um raio caia em uma pessoa são baixas. O Brasil tem uma incidência considerada alta dessas descargas elétricas (uma das maiores do mundo). Mesmo assim, a quantidade de casos é pequena.

Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a probabilidade de alguém ser atingido por um raio, no país, é de menos de uma em um milhão por dia.

De toda forma, vale o alerta. Prevenir-se e tomar os cuidados necessários são importantes, em momentos de chuva. Busque abrigos adequados e evite ficar próximo de estruturas metálicas.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS